Inauguração da Escola Frei João

201503271533449055202 1 736 420
2015/03/27
A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, inaugurou, na manhã de ontem, a nova Escola Frei João, num ato que integrou a habitual celebração anual do Dia de Vila do Conde.

Num ambiente de festa e perante muita gente, a cerimónia teve início com o descerramento de uma placa alusiva à inauguração e a bênção da escola, que foi feita por Monsenhor Domingos Araújo, a que se seguiu um período de várias intervenções, todas referindo a excelência das novas instalações e as dificuldades que foram vencidas ao longo do processo de obras.

Usaram da palavra o Dr. António Ventura, Diretor do Agrupamento de Escolas Frei João, seguido do Presidente do Conselho Geral, Dr. Alípio Barbosa, e do Presidente da Associação de Pais, Engº Fernando Barbosa, a que se seguiram o Presidente da Assembleia Municipal, Engº Mário Almeida, e o Dr. José Octávio Mesquita, Diretor Regional de Educação do Norte.

A Presidente da Câmara, que acompanhou este longo processo desde o início, uma vez que desempenhou anteriormente funções como Vereadora da Educação, encerrou o ciclo de intervenções, frisando o facto da escola ter sido construída de raiz, com a particularidade dos alunos não terem sido deslocados para outros locais, destacando as inúmeras dificuldades com que se deparou durante o período da obra e a felicidade que teve de vê-la finalmente inaugurada.

Referiu mesmo esta ser “a obra do seu mandato” de autarca, enfatizando ainda o orgulho de todos nas novas instalações e  o desejo de ver a Escola Frei João e todas as escolas do concelho, comprovadamente inclusivas e abertas às diferenças.

A cerimónia contou com a apreciada animação musical de um grupo de alunos, e nela também se integraram, para além das personalidades já citadas, várias outras entidades, bem como professores, alunos, encarregados de educação, associação de pais e auxiliares de ação educativa.

As obras na Escola EB 2/3 Frei João resultaram em excelentes instalações, novas e ampliadas, com modernas condições para todos os seus utilizadores – alunos, docentes e pessoal auxiliar. Num dos edifícios construídos ficaram instalados o refeitório, bar, sala polivalente, gabinete médico, papelaria, reprografia, sala dos professores e dos funcionários, entre outras valências. No exterior foram criados dois campos de jogos, de apoio ao ginásio, e efetuados diversos arranjos.