Presidente visitou freguesias de Árvore e Fajozes

2015/03/25
Com o objetivo de acompanhar, "in loco" a realidade local, e no âmbito da iniciativa  "Vila do Conde, freguesia a freguesia", a Presidente da Câmara esteve na manhã de ontem na freguesia de Árvore, a mais populosa do concelho, a seguir à cidade,  acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

A primeira reunião de trabalho decorreu em Árvore, com o Presidente da Junta, Carlos Correia, a Secretária Antónia Correia e o Presidente da Assembleia de Freguesia Fernando Vieira. Foi feita uma análise pormenorizada do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade, com destaque para o projeto “Árvore Solidária” cuja principal função é  implementar medidas direcionadas para as populações mais vulneráveis no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida. Existem, por isso,  em funcionamento dois Centros de Enfermagem, uma Loja Social e um Gabinete de Ação Social.

No decorrer da reunião foram ainda analisadas as obras de alargamento do Cemitério, a possibilidade de repavimentação de alguns arruamentos, bem como a construção de passeios nas Ruas da Estrada Velha, Quintã, Nova da Fonte, Varziela e Trás os Muros e a obtenção de autorização das Estradas de Portugal para a colocação de abrigos nas paragens de autocarro na EN 104.

Seguiu-se uma reunião com o Pároco da Freguesia, Pe. Ricardo Silva, onde foi avaliada, no local, a cedência do terreno, propriedade da paróquia, à Junta de Freguesia para possibilitar o alargamento da Rua das Gandarinhas.

Posteriormente, decorreu uma reunião com os dirigentes da Associação Rancho Folclórico S. Salvador, com visita à sede e onde foi dada a conhecer a atividade da coletividade e os seus anseios futuros.

A comitiva camarária deslocou-se depois ao Centro Juvenil de Campanhã, onde a Presidente da Câmara foi recebida pelas Drª. Maria Amélia Martins e pela Dr.ª Maria João Avelar, tendo sido possível avaliar o trabalho desenvolvido por esta instituição que funciona como lar de infância e jovens, e foi dado a conhecer a possível transferência dos jovens para a sede do Centro no Porto, a partir de setembro e requalificação dos espaços para outro fim.

A última reunião em Árvore foi com a Colónia de Férias, que está a passar por momentos muito difíceis, uma vez que o Instituto de Segurança Social não renovou o Acordo de Cooperação e o anterior termina no próximo dia 31. O objetivo é que a Colónia de Férias passe a ser gerida pela Associação dos Empregados da Segurança Social, que pretende manter o equipamento em funcionamento como espaço de alojamento coletivo, podendo funcionar também como residência para atletas (alguns atletas juniores do Rio Ave FC já usufruem deste serviço) e também como estrutura de residência de apoio social, como Lar de Terceira Idade ou outra valência.

Em Fajozes a Presidente da Câmara, acompanhada pela Presidente da Junta, Sílvia Lomba, o Secretário António Costa e a equipa municipal, reuniu na Sede da Junta com os responsáveis da Escola de Música, da Associação Cultural e Desportiva, da Conferência Vicentina e da Comissão Fabriqueira, que deram a conhecer as suas iniciativas e as suas pretensões para um trabalho mais profícuo em prol de toda a população da freguesia.

O trabalho prosseguiu com o Padre António Pinto, na Igreja Paroquial, que apresentou aquelas que entende serem as necessárias obras no interior da Igreja, solicitando, para a sua concretização, o apoio técnico da Câmara Municipal. Foi avaliada também a pretensão de alargamento do Adro e ainda a transformação do Antigo Património dos Pobres em equipamento cultural.

Seguiu-se a reunião com os responsáveis da Associação de Solidariedade Social “O Tecto”, onde existe um trabalho notável nas diferentes valências direcionadas para a infância e para a terceira idade. Foi feita uma visita à Casa dos Girassóis que é uma Estrutura Residencial para Idosos que tem a lotação de 43 camas.

No final da jornada a Presidente da Câmara congratulou-se com o facto de a maioria dos representantes das instituições com quem dialogou serem jovens, o que classificou de «extraordinário, pois são eles que representam o futuro».