Presidente em Retorta, Tougues e Azurara

2015/03/18
Com o objetivo de acompanhar, "in loco", a realidade local, a Presidente da Câmara esteve na manhã de ontem na União de Freguesias de Retorta/Tougues, no âmbito da iniciativa  "Vila do Conde, freguesia a freguesia", acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

A primeira reunião de trabalho decorreu em Retorta, com o Presidente da Junta Carlos Bento, o Secretário Orlando Dinis, a Tesoureira Maria Ilda Azevedo e o Presidente da Assembleia Abel Pereira. Foi feita uma análise pormenorizada do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade, com destaque para o benefício que a nova ponte trouxe à freguesia, mas também algumas preocupações como a fluidez do trânsito. Foi ainda abordada a possibilidade de construção de um armazém para que possam ser convenientemente guardados os bens da Junta e  equacionadas várias pretensões, tais como a possibilidade de um arranjo na Rua das Azenhas, o alargamento na Rua Prof.ª Isabel e constatada a necessidade de alargamento da Rua das Casas Novas, em Tougues.

Seguiram-se reuniões com os dirigentes da Casa do Povo e da Associação Desportiva e Cultural, com visitas às respetivas sedes e onde foi dada a conhecer a atividade das duas coletividades e os seus anseios futuros.

Realizaram-se ainda reuniões com o Padre  Celestiano Ruas (Retorta), na Igreja Velha, tendo sido verificado o estado avançado de degradação do edifício e avaliada a possibilidade de serem feitas obras no telhado com vista a diminuir as infiltrações no templo, e com o Padre Ricardo Silva (Tougues) que pediu uma ajuda técnica para avaliação do futuro da residência paroquial.

Em Tougues a Presidente da Câmara e a equipa municipal reuniu com os responsáveis da Escola de Música e do Grupo Desportivo, que deram a conhecer as suas iniciativas e as suas pretensões para um trabalho mais profícuo para a população da freguesia.

Na reunião com a Freguesia de Azurara, a Presidente da Junta, Rute Saraiva, fez-se acompanhar pelos membros do seu executivo, José Rocha, António Pedro e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Ventura Saraiva, e aproveitou a ocasião para dar a conhecer alguns dos projetos que gostaria de ver concretizados, como o restauro da Capela de S. Sebastião, uma intervenção na Azenha, a possibilidade de alargamento do Cemitério, a necessidade de nivelar as areias do Estaleiro, e assim permitir uma melhor visualização da paisagem de Azurara e Vila do Conde, e algumas obras que são necessárias executar para uma maior segurança da população e dos muito turistas que visitam a freguesia, como é o caso da Calçada de Sant'Ana e da Rua do Parque de Campismo.

Seguiu-se a visita às instalações da Quinta de Granja, onde a Presidente foi recebida pelo Sr. Carlos Pontes, e onde é desenvolvido um excelente trabalho em prol das crianças e dos idosos.

Ainda em Azurara houve uma deslocação ao MADI, onde o Presidente da Direção, Dr. Luís Ferraz, partilhou a importantes notícia de assinatura do acordo com a Segurança Social relativo à entrada em funcionamento do Polo Rural de Integração e Reabilitação do MADI, em Ferreiró, estando prevista a sua abertura para breve.

Seguiram-se reuniões com a Ordem Terceira de S. Francisco e com a Comissão de Festas de Nossa Senhora das Neves.

A finalizar a jornada de trabalho, decorreu uma reunião com os responsáveis do Grupo Desportivo e Cultural de Azurara, onde são
desenvolvidos projetos na área do teatro, canto e dança, com cerca de 40 inscritos e na área desportiva, com duas equipas de andebol
(minis e infantis).

No final do dia a Presidente realçou o bom trabalho concretizado pelas Juntas de Freguesia e pelas diferentes instituições que trazem
qualidade de vida aos mais velhos e propiciam um futuro melhor para os mais novos.