Visitas à Junqueira, Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada

2015/03/11
A Presidente da Câmara esteve na manhã de ontem na freguesia da Junqueira, no âmbito da iniciativa  "Vila do Conde, freguesia a freguesia", acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

A primeira reunião de trabalho decorreu na Junqueira, com o Presidente da Junta, Carlos Baptista, o Secretário Fernando Araújo e a Tesoureira Manuela Costa. Foi feita uma análise pormenorizada do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade, com destaque para alguns projetos que envolvem a população, como o “Agenda 21 Local” e o “Orçamento participativo” para crianças, que resultou na criação de uma sala de leitura/convívio na Escola EB1.

O Presidente da Junta deu também a conhecer um trabalho  que caracterizará a freguesia, contendo trilhos pedestres, BTT, Trail, bem como a rota dos Caminhos de Santiago. O objetivo é dar a conhecer as potencialidades da Junqueira e atrair mais turistas.

Foram depois equacionadas várias pretensões, tais como a possibilidade de intervenções no Largo de Barros e Rua da Ponte.

Seguiu-se a deslocação ao Centro  Social e Paroquial, onde a Dr.ª Elisa Ferraz foi recebida pelo Pe. Carlos Fernandes. Visitou as instalações e contactou com os mais novos e idosos, verificando "in loco" o importante trabalho que vem sendo desenvolvido em prol das crianças, jovens e terceira idade.

Reuniu-se posteriormente com os dirigentes da União Desportiva, Cultural e Recreativa. A finalizar estes contactos com o movimento associativo, esteve com representantes do Agrupamento dos Escuteiros da Junqueira, visitando as novas instalações, onde foi dado a conhecer o trabalho desenvolvido por este agrupamento em prol dos jovens da freguesia.

Em Bagunte, a Dr.ª Elisa Ferraz, deu a conhecer que a Câmara Municipal de Vila do Conde conseguiu obter um acordo definitivo para a aquisição de parcelas de terreno na Cividade de Bagunte, com uma área ligeiramente inferior a 18 ha. De entre as parcelas transacionadas, inclui-se toda a zona onde se encontram as ruínas arqueológicas. Amanhã, dia 12 de março, o Município irá proceder à assinatura do protocolo de cooperação e de formalização da Rede de Castros do Noroeste, onde a Cividade de Bagunte se encontra inserida.

Na reunião com a União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada, o Presidente da Junta, Dr. Rui Sousa, fez-se acompanhar pelos membros do seu executivo Ernesto Azevedo e António Silva e por Goreti Martins da Assembleia de Freguesia. Foi apresentado o trabalho desenvolvido em prol das comunidades e destacadas algumas intervenções que a Junta tem assumido.

Seguiu-se a reunião com o Clube de Caça e Pesca “Os celtas” de Bagunte, que deu a conhecer as suas atividades quer a nível da caça quer da pesca, referindo que promovem concursos de pesca no rio e que a limpeza das margens é realizada pelo Clube.

Em Outeiro, houve uma deslocação ao Clube Desportivo e Recreativo, onde foi verificada a necessidade de construção de balneários.

Em Parada, a deslocação ao local permitiu avaliar a necessária intervenção  na pavimentação e  nas infraestruturas da Urbanização 25 de Abril, tendo ainda sido realçada a falta de manutenção pelos proprietários dos lotes na Urbanização da Trindade.

Seguiu-se Ferreiró, onde foi solicitado o calendário de execução das redes de abastecimento de água e saneamento, que possibilite uma melhor articulação dos trabalhos com a Indáqua, e uma reunião com o Presidente do Rancho Folclórico de Santa Marinha Lino Cruz, que deu a conhecer o trabalho realizado e o já programado Festival Folclórico que irá acontecer no dia 2 de Agosto.

Realizaram-se ainda reuniões com o Padre Joaquim Campinho (Bagunte/Outeiro/Ferreiró) e com o  Padre Carlos Fernandes (Parada), tendo esta última decorrido na Igreja  cujas obras estão em fase de conclusão.

No final do dia a Presidente sublinhou o bom e árduo trabalho que as Juntas e Uniões de Freguesia estão a realizar em prol da comunidade.