21 de março, dia da árvore e da floresta

2015/03/09
Celebra-se no próximo dia 21 de março o dia da árvore e da floresta, assim como a chegada da Primavera. A Câmara Municipal propõe-se celebrar esta data através de um conjunto de atividades que visam alertar crianças, jovens e a população em geral para a importância da árvore como “embaixadora da natureza” e símbolo de preservação da biodiversidade nos ambientes urbanos. O programa procura dar visibilidade às amenidades ambientais que as árvores aportam e sensibilizar a comunidade para a necessidade de harmonizar as suas funções ecológicas com as utilizações lúdicas e recreativas próprias das áreas verdes.

Assim, na sexta-feira dia 20 há lugar a uma concentração na Praça Vasco da Gama, seguida de desfile de guarda-chuvas decorados por escolas do Concelho, com materiais da floresta, pelas ruas do centro histórico até junto da nau quinhentista, onde depois os jovens do Clube Fluvial Vilacondense os passearão, em caiaques, nas águas do rio Ave, com a presença da mascote da Proteção Civil, o “Protege”.

No sábado, dia 21, o Centro de Memória promove um conjunto de atividades que estão abertas à participação de toda comunidade. O dia inicia pelas 10h00 com uma sessão de esclarecimento “Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina (vespa asiática) em Portugal”. Pelas 11h00 o Áshrama de Vila do Conde – Centro do yoga, dá as boas vindas à primavera com uma aula do yoga para adultos e crianças a partir dos 12 anos.

Da parte da tarde haverá ateliers para crianças e famílias, plantação de duas árvores nos jardins do Centro de Memória, animação constante, campanha de adoção de animais e, pelas 16h30, será apresentado um novo equipamento infantil no Centro de Memória. Como vê, tem motivos fortes para passar este dia connosco.

Consulte a programação, porque os ateliers são de inscrição prévia obrigatória.
Mais informações: tel. 252 617 506 ou pelo email centro.memoria@cm-viladoconde.pt

Dia mundial da árvore e da floresta - programa