Falecimento do Prof. Doutor João Francisco Marques

2015/03/06
A Câmara Municipal de Vila do Conde cumpre o sentido dever de participar o falecimento do Prof. Doutor João Francisco Marques, ocorrido na sua residência, na Póvoa de Varzim, cidade onde nasceu em 9 de janeiro de 1929.

Contava 86 anos de idade e, no seu assinalável percurso, foi agraciado com várias distinções honoríficas, tendo sido professor catedrático, sacerdote, historiador, conferencista e investigador, bem como Presidente do Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde, cargo que exerceu devotadamente, durante vários anos, sobretudo em função da sua amizade com o grande escritor, cuja obra ajudou a divulgar de forma decisiva.

Para além de José Régio, privou com outros notáveis homens do mundo das letras e das artes, nomeadamente no seio da tertúlia do Diana bar, na qual, entre outros, também participaram Luís Amaro de Oliveira, Orlando Taipa, Pacheco Neves e Manoel de Oliveira.

Amanhã, 07 de março, às 10h00, na Igreja da Misericórdia da Póvoa de Varzim, haverá uma missa de sufrágio presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, realizando-se o funeral no dia seguinte, às 11h00.

A Presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, endereça aos familiares e amigos os mais sentidos pêsames, e comunica que apresentará, na próxima reunião do Executivo, um Voto de Pesar pelo falecimento do Prof. Doutor João Francisco Marques.