“Portugal 2020” em debate em Vila do Conde

2015/03/05
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro Almeida, e a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, inauguraram o “Espaço Vila do Conde 2020”, no Centro Municipal da Juventude, que tem como finalidade prestar ajuda técnica e disponibilizar informação na formalização das candidaturas a apresentar no âmbito do novo quadro de fundos comunitários.

O governante enalteceu a criação deste Gabinete num momento em que investir é fundamental. A Presidente da Câmara salientou a importância desta estrutura, que vai permitir às Associações, Instituições e Empresas que tenham projetos e queiram candidatar-se aos fundos europeus, obter ajuda e informação.

Seguiu-se o Fórum “O investimento como fator de desenvolvimento”, no Teatro Municipal, com as intervenções do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, do Dr. Luís Castro Henriques, Administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Eng.º Rui Monteiro da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N) e da Equipa Municipal de Apoio às Empresas.

Após a abertura dos trabalhos pela Dr.ª Elisa Ferraz, que deu as boas vindas aos intervenientes e ao vasto público presente, o Secretário de Estado referiu que os fundos disponíveis do "Portugal 2020" pretendem promover a inclusão, a ação social e o empreendedorismo e que o concelho de Vila do Conde está no bom caminho,  afirmando que “está muito à frente dos outros concelhos”,  com vista a agarrar esta oportunidade de investimento e criação de emprego.

O Dr. Luís Castro Henriques, da AICEP, salientou que com as melhorias estruturais que Portugal está a sentir, aliadas à aplicação de medidas em prol da competitividade, este é o momento certo para as empresas inovarem, aproveitando os incentivos do "Portugal 2020" que coloca 26 milhões de euros à disposição da economia nacional (cerca de 40% para as empresas).

O Eng.º Rui Monteiro da CCDR-N, na sua intervenção, referiu-se à estratégia de desenvolvimento regional apresentando como objetivos transversais o acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população e a melhoria da eficácia e da eficiência do modelo de governação.

Por último, foi lançado e apresentado o Guia de Apoio ao Investimento em Vila do Conde, realizado no sentido de captar investidores, dando-lhes a conhecer o concelho, mais concretamente, as suas características e as suas potencialidades, tudo em prol da captação de investimento e criação de emprego.

A Presidente da Câmara encerrou os trabalhos afirmando ser esta jornada importantíssima na dinamização e promoção do Concelho de Vila do Conde na região, no país e no mundo.