Câmara Municipal reuniu com as Freguesias

2015/02/03
A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, promoveu um encontro com os Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias, no qual se fez acompanhar pelos Vereadores do Executivo, e onde foram apresentados diversos assuntos de manifesto interesse para as populações.
A Vereadora Dr.ª Lurdes Alves deu informações sobre o projeto Espaço do Cidadão e sobre as condições em que poderá ser implementado nas Freguesias, relevando a sua importância e o rápido acesso digital, assistido e especializado, a vários serviços e entidades.
Também foi explicado o regime de Licenciamento Zero, dirigido a um grupo significativo de operadores económicos, realçando-se uma assinalável desmaterialização dos processos de licenciamento, através da redução de burocracia e de custos, sendo ainda comunicada a constituição do Balcão do Empreendedor, que servirá como ponto de contacto entre o cidadão e a administração pública.
Por outro lado, a Dra. Elisa Ferraz referiu a criação do Gabinete de Apoio a Candidaturas ao Programa 2020, a inaugurar brevemente no Centro Municipal da Juventude, que vai prestar ajuda técnica e disponibilizar informação na formalização das candidaturas a apresentar no âmbito do novo quadro de fundos comunitários.
No decorrer dos trabalhos, o Vice-Presidente da Câmara, Eng. António Caetano, apresentou o Plano de Promoção de Eficiência Energética, promovido pela ERSE, cujo objetivo é apoiar medidas que visem melhorar a eficiência no consumo de energia elétrica, apelando ainda, na sua intervenção, a um apoio das Juntas de Freguesia na sensibilização das populações para as ligações disponíveis às redes de água e saneamento.
Por sua vez, o Vereador Engº Rui Aragão deu informação das suas visitas aos jardins de infância e escolas do 1º ciclo, com o intuito de ser feito um levantamento das necessidades existentes, de modo a ser elaborado o consequente plano de intervenções, que proporcione melhores condições no funcionamento da rede escolar e dê continuidade ao trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido pela Câmara Municipal no setor da Educação.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, revelou ainda que, nos próximos meses e acompanhada do Vereador Dr. José Aurélio Baptista, tem programadas visitas a todas as Freguesias do concelho, com o objetivo de auscultar as preocupações das Juntas e promover uma desejada proximidade com as populações.
A reunião foi considerada oportuna e produtiva, sendo uma excelente oportunidade para o fortalecimento do trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, num caminho comum do desenvolvimento concelhio e da melhoria de condições para todos os Vilacondenses.