-
Início
- Caminhos de Santiago
Caminhos de Santiago
A relação do território de Vila do Conde com os Caminhos de Santiago é longa. Se o Caminho Central está ligado às primeiras peregrinações e manteve-se, até aos dias de hoje, como a principal rota de peregrinação em território português, o Caminho da Costa ganhou vida a partir do início da Idade Moderna, fruto do crescimento e consolidação dos polos urbanos próximos do Oceano Atlântico.
Falar dos Caminhos de Santiago no território de Vila do Conde é aparentemente simples, pela forte tradição de peregrinação que existe desde a Idade Média no Concelho. Isso mesmo atestam as pontes medievais, a paróquia cujo orago é Santiago, os mosteiros com tradição de peregrinação e até peregrinações reais – a de D. Manuel I e a de Filipe II de Portugal. Os arquivos da Misericórdia de Vila do Conde referem a presença de peregrinos e o mesmo fazem os tombos do Mosteiro de S. Simão da Junqueira.
Pelo concelho de Vila do Conde cruzam dois itinerários de peregrinação para Santiago. Ambos têm histórias distintas, cenários paisagísticos diversos e filiações cronológicas diferentes.