-
Início
-
Município
-
Juntas de Freguesia
- União de Freguesias de Vilar e Mosteiró
União de Freguesias de Vilar e Mosteiró
Em consequência da Lei 11- A /2013 de 28 de janeiro, foi concretizada a reforma administrativa do território que no caso do Concelho de Vila do Conde, resultou na agregação de 16 freguesias, com o aparecimento de 7 novas freguesias, reorganizando-se o Concelho de Vila do Conde em 21 freguesias, constituídas com base nos princípios, critérios e parâmetros definidos na Lei nº22/2012, de 30 maio.
Neste contexto, e sem prejuízo da preservação da identidade cultural, histórica, incluindo a manutenção dos símbolos das anteriores freguesias, conforme redação do ponto 3 do artigo 9 da Lei nº22/2012, as antigas freguesias de Vilar e Mosteiró cessam juridicamente, constituindo a União de Freguesias de Vilar e Mosteiró, sendo a sede da União de Freguesias Vilar, de acordo com a Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro.
- Área: 7,33 Km2
- População atual: 2569 habitantes
- Distância à sede do Concelho: 10 Km
- Presidente
Amândio José Couteiro da Silva - Secretário
Paulo Sérgio Sousa Ferreira - Tesoureiro
Albino Pinto Barbosa
Assembleia de Freguesia
- Presidente Nuno André Santos Maia
- 1º Secretário Eliana Andrea Rebelo Oliveira
- 2º Secretário Maria Alina Silva Moreira
- Junta de Freguesia eleita por:
VIMOS - Movimento Independente de Vilar e Mosteiró - Horário de atendimento:
Vilar: Secretaria: Segunda, terça e sexta-feira - 19h às 20h | Executivo: Segunda e Sexta
Mosteiró: Secretaria: Quarta e quinta-feira - 19h às 20h | Executivo: Quarta | Espaço do Cidadão - Quarta - 09h00 - 13h00; restantes dias - 13h00 - 17h00 - Morada (sede):
Rua Albino Moreira, 1373
4485-767 VILAR VCD
Telefone: 229 285 032 / 229 284 937 (Mosteiró)E-mail:ujfvilarmosteiro@sapo.pt
Vilar
St.ª Maria de Vilar foi abadia do convento de Santo Tirso, embora, segundo o dicionário corográfico, se apresentem algumas reservas a este respeito. Vilar surge referida num diploma de 908, do qual se escreveu o testamento de Trudilo que doou os seus bens ao marido Evenando, surgindo também largamente citada nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258.
Em Vilar, o fenómeno das Villas Eclesiae é particularmente notório, já que nos terrenos imediatos à Igreja se encontram não apenas tégulas mas também mós manuárias, cerâmica de importação e uma estela funerária.
Aqui se encontra a Mamoa de Ínsua, a mais importante mamoa do Concelho. Escavada por um grupo de arqueólogos, esta mamoa revelou uma reocupação na Idade do Bronze inicial, comprovando a utilização dos monumentos megalíticos neste período, cerca de 5000 a 2000 a.C.
Também em Vilar pode ser visitado o Museu da Comutação Manual, um espaço que a Portugal Telecom mantém aberto ao público desde 1983, e que foi criado no âmbito do Ano Internacional das Telecomunicações.
- Orago: Santa Maria
Mosteiró
Mosteiró foi vigararia do Mosteiro de Ave-Maria, do Porto, e pertenceu ao concelho da Maia. Foi integrada no concelho de Vila do Conde pela divisão administrativa de 1836. O nome desta freguesia surge citado num documento de 1059.
A igreja de Mosteiró fica situada num pequeno cabeço onde abunda a tégula - telha romana, embora não se conheça a estação com mais precisão.
Todas as quartas-feiras (manhã) é realizada uma feira no Largo da Lameira.
O Largo de Arões, onde se encontra o complexo desportivo em piso sintético, é um local aprazível a visitar.
A farmácia mais antiga do país tem aqui a sua localização.
- Orago: S. Gonçalo