Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

União de Freguesias de Fornelo e Vairão

Em consequência  da Lei 11- A /2013 de 28 de janeiro, foi concretizada a reforma administrativa do território que  no caso do Concelho de Vila do Conde, resultou na agregação de 16 freguesias, com o aparecimento de 7 novas freguesias,  reorganizando-se o Concelho de Vila do Conde em 21 freguesias, constituídas com base nos princípios, critérios e parâmetros definidos na Lei nº22/2012, de 30 maio.

Neste contexto, e sem prejuízo da preservação da identidade cultural, histórica, incluindo a manutenção dos símbolos das anteriores freguesias, conforme redação do ponto 3 do artigo 9 da Lei nº22/2012, as antigas freguesias de Fornelo e Vairão cessam juridicamente, constituindo a União de Freguesias de Fornelo e Vairão, sendo a sede da União de Freguesias Fornelo, de acordo com a Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro.

  • Área: 10.85 Km2

  • População atual: 2643 habitantes

  • Distância à sede do Concelho: 11 Km

  • Presidente Serafim Fernandes Ramos dos Santos
  • Secretário Carlos Alberto de Sousa Magalhães
  • Tesoureiro Carla Maria Ramos Nunes 

Junta de Freguesia eleita por:


Horário de atendimento:
Serviços administrativos: Terça a Sábado - 15h - 17h
Executivo: Quarta - 18h - 19h;  Sexta - 21h - 22h; Domingo - 11h - 12h

Morada
Rua dos Sobreiros, 104 4485-138
FORNELO VCD
Telefone: 252 661 977 / 252 098 305 / 252 662 735
E-mail: freguesiafornelo@sapo.pt 

Fornelo

O documento mais antigo relativo a esta localidade remonta ao ano de 974, e é referente a uma doação feita ao Mosteiro de Vairão.

Em termos arqueológicos, foi encontrado em Azevedo, lugar desta freguesia, um machado de pedra polida, existindo ainda a Quinta de Villas Boas, um pequeno cabeço, imediato à Igreja de Fornelo, onde abunda a tégula (telha romana). Embora não se conheça a estação com mais precisão, é possível encontrar, por todos os lugares de Fornelo, marcas de ocupações bastante anteriores à nacionalidade. Exemplar relativo à mais antiga ocupação humana, nestas terras, e que remonta à Idade do Cobre, é um fragmento de cerâmica, encontrado no final do século XIX pelo Arqueólogo Ricardo Severo.

Também nesta freguesia se encontra a Fábrica do Papel, um exemplar da arqueologia industrial portuguesa.

Fornelo pertenceu ao concelho da Maia e foi integrado no concelho de Vila do Conde, com a divisão administrativa de 1836.

  • Orago: S. Martinho
Vairão

S. Salvador de Vairão tem origens remotas, como o comprovam a existência de vários documentos já no século X. O mais antigo desses documentos é a carta de doação da Villa Valeriani e duas igrejas, de 974, feita pelo presbítero Romario e sua irmã Emilo ao mosteiro de Vairão, de onde se conclui a sua existência já neste período, e que o cenóbio era duplex e subordinado a uma abadessa, apontando-se para o século XII a sua transformação para cenóbio feminino beneditino. Colhia os dízimos de várias paróquias, como Gião, Fornelo, Modivas, entre outras. O mosteiro de Vairão, com nove séculos de existência, encerrou as suas portas com a morte da última abadessa, em Dezembro de 1891.

O Castro do Boi (lugar de Crasto) foi uma importante fortificação na Idade Média tendo sido o castelo que dominava militarmente praticamente todo o sul do concelho de Vila do Conde. A análise ceramológica do local permite no entanto perceber que foi um castro antes de ser castelo. Encontra-se muito destruído por pedreiras e por inúmeras construções na sua área.

Em termos arquitetónicos, para além da existência de inúmeras casas de quinta, destaca-se a Capela de S. João, imóvel de interesse público, revestida de azulejos policromos de padrão e com um retábulo de talha dourada, cuja época de construção se aponta para os séculos XIV / XV.

Ainda em Vairão estão instalados o Campus Agrário, os serviços da Direção Geral da Agricultura de Entre Douto e Minho, bem como o Museu Agrícola de entre Douro e Minho, instituição galardoado pela UNESCO em 1991.

Vairão fez parte do concelho da Maia e foi integrada no concelho de Vila do Conde pela divisão administrativa de 1836.

  • Orago: S. Salvador
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação