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Eco-Escolas

2. Tem o apoio, a nível nacional, da Comissão Nacional do Projeto*, através de um acompanhamento direto e indireto: contactos por mail, e-mail, telefone e fax com todas as escolas; elaboração e fornecimento de materiais de apoio; organização de reuniões com grupos de professores e com as autarquias; organização de formação creditada dirigida aos professores; promoção de concursos; organização de sessões com a participação de alunos; participação em ações concretas organizadas pelas Eco Escolas como Dia Eco Escola, colóquios, entre outros; divulgação do Programa e dos seus objetivos; criação de parcerias para benefício das escolas; incentivo à troca de experiências e à criação de sinergias para o desenvolvimento do Projeto.
3. Coordenadora Nacional: Margarida Gomes (Diretora Pedagógica da ABAE/FeeP. Professora destacada pelo Instituto do Ambiente/Ministério da Educação); a nível internacional o apoio é garantido pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee), através de ações que procuram, de forma crescente, integrar as Eco Escolas portuguesas na rede europeia, incentivando o intercâmbio de experiências entre os mais de 30 países que a nível internacional desenvolvem um programa com uma metodologia comum.
4. Tem como objetivos:
Encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas Escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;
Estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, a nível pessoal, familiar e comunitário;
Contribuir para a criação de parcerias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local;
5. Foi implementado em Portugal desde o ano letivo 1996/97, tendo ultrapassado no ano 2004 as quatro centenas de escolas inscritas, das quais 157 foram galardoadas;
6. Segue uma metodologia constituída por sete passos (1.conselho eco escolas; 2.auditoria ambiental; 3.plano de ação; 4.monitorização/avaliação; 5.trabalho curricular; 6.divulgação à comunidade e 7.eco-código), são abordados os temas base: água, resíduos, energia e, ainda, complementarmente: biodiversidade agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte;
7. Atribui um galardão anual, que consiste numa bandeira verde, às Escolas que tenham sido reconhecidas, no seguimento da metodologia proposta e na realização de atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano.
*Esta Comissão tem como missão o acompanhamento técnico-pedagógico do Programa, apoiando o Operador Nacional; a Comissão Nacional desempenha também as funções de Júri ao analisar todas as candidaturas ao Galardão ECO-ESCOLA. É composta pelas seguintes entidades: Ministério da Educação - Departamento de Educação Básica (DEB); Instituto do Ambiente (IA); Instituto dos Resíduos (INR); Instituto da Água (INAG); Instituto da Conservação da Natureza (ICN); Agência para a Energia (ADENE); Serviços de Promoção Ambiental Açores; Direção Regional do Ambiente dos Açores e Direção Regional do Ambiente da Madeira - que realizam também a coordenação regional do Programa; Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE/Fee Portugal).