- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Espaço do Cidadão
- Serviços veterinários
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Ambiente
- Polinizadores
Polinizadores
Os polinizadores são animais que, através da transferência do pólen dos órgãos masculinos para os órgãos femininos das flores, promovem a fertilização e a reprodução das plantas. Incluem diversos grupos de animais, na grande maioria insetos, os quais são responsáveis pela polinização de culturas e flores silvestres e controle de pragas. Servem ainda de alimento a outros animais tais como aves, morcegos, peixes, anfíbios e répteis.
Cerca de 78% das espécies de flores selvagens e 84% das espécies nos campos de colheita da UE dependem, pelo menos parcialmente, de insetos para a produção de sementes.
A polinização é uma força motriz vital, essencial para a segurança alimentar, saúde humana, equilíbrio dos ecossistemas, assim como garante uma melhor qualidade dos frutos, vegetais, nozes e sementes. Na EU contribui com cerca de 15 mil milhões de euros para a produção agrícola anual.
Devido a um conjunto de fatores, essencialmente de origem antropogénica, tais como agricultura intensiva e uso de inseticidas, fungicidas e herbicidas, alterações no uso do solo e perda de habitats, alterações climáticas, poluição e espécies invasoras e doenças, regista-se um forte declínio dos polinizadores selvagens. De tal forma que uma em cada dez espécies de abelhas e borboletas na Europa está em vias de extinção.
Para saber mais sobre polinizadores poderá consultar as seguintes fontes de informação: