Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Colónias de Felídeos - CED

A existência de numerosos felídeos errantes não esterilizados em várias zonas de Vila do Conde (sede do concelho e freguesias), para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos mesmos, causa também problemas aos munícipes ,associados à reprodução ,ao ruído, aos odores e aos focos de insalubridade.

Neste sentido, e à luz da legislação em vigor (artigo 9º da portaria nº14672017 de 26 de abril) o Município de Vila do Conde implementou o programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) que tem como principais objetivos controlar e reduzir o número de felídeos errantes assilvestrados, reduzir focos de insalubridade e evitar a proliferação de pragas.

Desde a sua implementação em 2018, o programa CED tem sido executado em parceria com a Associação Animais Como Nós, tendo sido identificadas cerca de 40 colónias e intervencionados mais 200 felídeos.

A Autarquia oferece o microchip, vacinação antirrábica, boletim e esterilização. O microchip fica em nome do cuidador e a zona de abrigo /alimentação tem de ser em zona privada (quintais ou terrenos com autorização do proprietário para a instalação de uma colónia CED)Essa área tem de ser devidamente higienizada para evitar proliferação de pragas e maus cheiros.

Para inscrição deverão contatar os Serviços Veterinários Municipais.

 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia