Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Adoção de Animais

  • SVCMVC
  • Serviços Veterinários Municipais4

Não compre um animal, adote e pense muito bem antes de adotar! É um compromisso para a vida. Os animais não são brinquedos, nem objetos descartáveis. Têm sentimentos e necessitam de atenção e cuidados. Está preparado?

Todos os anos canídeos e felídeos são acolhidos por Centros de Recolha Oficiais e Associações Animais sem fins lucrativos que, para além de defenderem o bem-estar destes animais, promovem a sua adoção responsável. Quando se fala da adoção responsável de um cão ou gato sabe mesmo do que se trata?

A importância da adoção responsável

Ter um animal de estimação com quem partilhar a vida é um sonho e um desejo muito grande de muitas pessoas, porém, não deve ser uma decisão tomada de ânimo leve, nem um ato impulsivo, porquê? Porque os animais são seres vivos e, como tal, necessitam não só de vários cuidados básicos diários, mas também amor, tempo e atenção. Daí a importância da adoção responsável – na hora de adotar um cão ou gato é essencial pesar todos os prós e contras, bem como assegurar estes 4 requisitos:

  • Ter disponibilidade financeira: um animal de companhia tem custos associados desde o primeiro dia – alimentação, saúde, higiene, seguro, brinquedos e acessórios. É preciso garantir as suas necessidades básicas de forma contínua e responsável. Tem os recursos financeiros necessários para assegurar uma vida digna a um animal?
  • Ter disponibilidade de espaço: um animal precisa de espaço e o espaço que tem disponível em casa deve ir de encontro à raça, porte e exigências específicas do animal em questão. Consegue satisfazer estas necessidades?
  • Ter disponibilidade de tempo: os animais precisam do nosso tempo para assegurar os seus cuidados e passeios diários, mas também para simplesmente dedicar-lhes tempo de qualidade juntos e momentos de brincadeira. Tem a disponibilidade necessária para ter um animal na sua vida?
  • Ter disponibilidade emocional: à alimentação e ao abrigo junta-se o amor. Um animal de companhia é um ser vivo que dá afeto e carinho, mas também precisa de receber. Está pronto para se entregar a este amor para a vida toda?

Adoção de animais adultos

Claro, nós entendemos, os bebés são adoráveis! Todos os cães são, mas invariavelmente a maioria das pessoas prefere os bebés. As pessoas acreditam que os bebés são mais “fáceis” de educar. O que nem sempre é verdade, cães adultos também aprendem e têm várias outras vantagens:

  • Aprendem com facilidade e já estão socializados.
  • Adaptam-se facilmente à nova família.
  • Já passaram a famosa fase da “destruição”.
  • Já conhecemos a sua personalidade.
  • Já conhecemos o seu porte, pois em adultos sabemos que não crescerá mais.
  • Têm noção de que foram ajudados e são eternamente gratos e companheiros.

Todos os nossos animais com mais de 6 meses são entregues com microchip, vacinação completa, desparasitação interna e externa e esterilizados gratuitamente.

No caso de terem menos de 6 meses terão a oferta da primeira dose da vacina das principais doenças infeciosas, desparasitação interna e externa e após os 6 meses terão de vir marcar a esterilização (gratuita) obrigatoriamente.

Médica Veterinária Municipal – Cláudia Terroso

Formulário de pedido de adoção de animais canídeos

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia