Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Árvore no meio urbano – critérios para podas e abates

  • 11
  • 22

Os espaços verdes de Vila do Conde são elementos fundamentais da estrutura e do funcionamento da cidade, através da criação de vários ecossistemas urbanos (parques, jardins, linhas de água, ruas arborizadas) com capacidade de criarem ambientes saudáveis quer para o ecossistema quer para os cidadãos.

Um dos elementos fundamentais do ecossistema urbano são as árvores. Estes elementos que se encontram distribuídos ao longo dos eixos viários, em parques, escolas e jardins públicos, contribuem manifestamente para a qualidade de vida no meio urbano, nomeadamente através de diferentes funções:

i) Redução dos ventos dominantes;

ii) Redução dos problemas causados pala circulação rodoviária (poluição acústica e gases poluentes);

iii) Produção de oxigénio;

iv) Amenizam a temperatura atmosférica;

De igual modo, importante no espaço urbano é o equilíbrio entre as árvores e o bem-estar das pessoas, sendo pontualmente necessário realizar trabalhos de manutenção, designadamente, podas.

No Município de Vila do Conde a poda de árvores ornamentais respeita critérios bem definidos e não arbitrários a aplicar sempre que se verifiquem, as seguintes situações:

i) Podas de formação de árvores jovens que contribui para a segurança e fortalecimento das mesmas;

ii) Podas de manutenção para manter o equilíbrio da copa da árvore no sentido de uma coabitação entre os elementos edificados e os elementos naturais permitindo a salubridade e sanidade de ambos;

iii) Podas de manutenção para assegurar a integridade estrutural das árvores garantindo a segurança de pessoas nos espaços públicos.

Esclarecem-se que alguns dos constrangimentos exercidos por estes elementos vivos, com os quais nos deparamos e procuramos solucionar, designadamente:

i) A invasão de espaços fundamentais à salubridade dos edifícios;

ii) O encobrimento das iluminarias nas ruas arborizadas;

iii) O conflito das copas baixas (devido ao crescimento anual) sobre passeios e estacionamentos.

Resolver a relação da ÁRVORE com o conjunto edificado a que chamamos CIDADE é um desafio muito importante e que exige de todos nós um assumir de comportamentos e atitudes que nos permitam preservar o património paisagístico e a garantir a qualidade de VIDA das pessoas, COLABORE.

Nota: agradecemos a todos os munícipes, que caso identifiquem, as situações acima referidas, que contactem o município através da linha telefónica 252 2480400 ou através do email geral@cm-viladoconde.pt 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia