Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Documento do Mês

  • 11881 AMVC Curso de Conservação_CRDF
  • 2
  • AMVC 82568 Depósito 1_estantes_foral

Lançada a 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, a rúbrica “O documento do mês” é uma iniciativa do Arquivo Municipal de Vila do Conde que pretende dar a conhecer, mensalmente, um documento à sua guarda.

Esta medida tem como objetivo contribuir para a divulgação do vastíssimo acervo do Arquivo da Câmara Municipal de Vila do Conde, dando prossecução à missão de preservar e comunicar o conteúdo informativo dos fundos documentais à sua guarda e que são de valor inestimável para o estudo da história de Vila do Conde.

Mensalmente, quer no facebook da Câmara Municipal de Vila do Conde, quer no site oficial, serão dados a conhecer documentos da mais diversa índole ou proveniência, como cartas régias, atas de vereação, fotografias, entre outros, que retratem um momento marcante para a nossa comunidade, ocorrido no mês em questão.

  • Praça da República_Cheias

     

    Documento do mês de Abril

    Cheias do rio Ave na Praça da República

    Sumário:
    Cheias do rio Ave na Praça da República
    Código de referência: PT-CMVC-AM/ARQUIVPRIV/FA/PT-CMVC-AM/11101-FA-2094
    Data: 1962/04/?

    Imagem da Foto Adriano executada a partir da Calçada do Lidador, ilustrando as grandes cheias do rio Ave na praça da República. Barco a remos com um homem e duas crianças utilizado para transporte. Casario e, ao fundo, o mosteiro de Santa Clara.

    As cheias no Ave não foram um fenómeno raro. Contudo, houve anos que a sua dimensão foi digna de particular apreensão e registo, como as que a imagem ilustra. As cheias de 1962 ficaram na memória dos vilacondenses. De acordo com o jornal “Renovação”, de 14 de abril de 1962, foi na manhã de 31 de março que o caudal do rio começou a engrossar subitamente, após vários dias de chuva intermitente, tendo transbordado o leito, registando o ponto mais alto na madrugada do dia 1. Segundo o periódico, esta foi “a mais formidável cheia que a memória dos nossos conterrâneos mais idosos recorda”, superior à de 1909. De manhã, toda a zona ribeirinha estava inundada, colocando em perigo pessoas e bens. Inclusivamente, as instalações do próprio jornal também foram afetadas, facto que levou à suspensão da publicação na semana seguinte às referidas cheias. Também a ponte de madeira que ligava Retorta a Vila do Conde, de grande importância para a circulação de peões e ciclistas entre as duas margens, ficou destruída.

    Documento Mês_ABRIL2021

  • SITEfl001

     

    Documento do mês de Março

    Carta de D. João VI autorizando a realização de mais um dia de feira mensal em Vila do Conde

    Sumário:
    Carta de D. João VI autorizando a realização de mais um dia de feira mensal em Vila do Conde
    Código de referência: PT-CMVC-AM/GAARQPUB/CMVC-AMVC/25/A470
    Data: 1823/03/20

    Transcrição:
    Dom João por Graça de Deos e pela Constituição da Monarquia / Rey do Reino Unido de Portugal, Brazil, e Algarves, d’aquem e d’alem Mar, / em Africa. Faço saber que os habitantes de Villa de Conde Me exposerão / a necessidade que tinhão de hua dia mais de Feira mensal Pedindo-Me /lhes concedesse o fazer-se no dia doze de cada hum; E visto seu requerimen/to, documentos que a elle juntarão, e informação que se houve pelo Corre/gedor de Barcellos Ao que atendendo e á resposta do Procurador da Coroa / e Soberania Nacional que deo sendo ouvido. Hey por bem conceder aos / suplicantes a preciza licença para hum dia maes de feira em cada mês / na dita Villa, alem dos douz que já tem, e que terá lugar a doze de todos / os mezes. E esta se cumprirá como nella se contem sendo registada nos livros / da Camara da dita Villa, e valerá posto que seu efeito haja de / durar maes de hu anno sem embargo da Ordenação em contrario / Não pagou novos direitos pelos não dever como constou por certe/dão dos Oficiais d’elles El Rey o mandou pelos Ministros abaixo as/signados do seu Conselho e Desembargadores do Paço Manoel João / Pereira da Sylva a fez em Lisboa a vinte de Março de mil outocentos / e vinte e trez. Desta outocentos reis e de assentos três mil a dozentos reis.

    Documento Mês MARÇO2021

  • AMVC-Livro Actas-Inv 17-Fl 136v-DSC_9454

     

    Documento do Mês de Fevereiro

    Secretaria de Estado dos Negócios do Reino à Câmara Municipal de Vila do Conde

    Sumário:

    Ata de Reunião de Vereação: deliberação determinando a retirado do pelourinho velho "pois já era feito de todo o pelourinho" novo e "não era bem haver na vila dois pelourinhos".

    Código de Referência:

    PT-CMVC-AM/GAARQPUB/CMVC-AMVC/7/1540/009

    Data:

    1540-02-09

    documento_mes_fevereiro_2021

  • fl001

     

    Documento do Mês de Janeiro

    Carta da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino à Câmara Municipal de Vila do Conde

    Sumário:

    Carta da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino à Câmara Municipal de Vila do Conde acerca das obras de conservação da ponte de madeira sobre o rio Ave.

    Código de Referência:

    PT-CMVC-AM/GAARQPUB/CMVC-AMVC/25/A469

     

    Data:

    1823/01/25

    Transcrição:

    Manda el Rey, pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino par / ticipar a Camara da Villa do Conde, que sendo-lhe presente a informação / do Corregedor da Comarca de Barcellos sobre a Representação de Custodio An/tonio Pereira, queixando-se dos procedimentos, que contra elle teve a Camara / antecedente, relativos à obra dos concertos que arrematou, e concluiu, da Ponte / de pao no Rio Ave; e pedindo providencias para a conservação da referida / Ponte; e conformando-se Sua Magestade com a sobredita informação: Há / por bem que a Camara prefira a qualquer outra Obra Publica, o remo / vimento, por arrematação, da pedra da ponte demolida na parte superior da / de Pao, cuja existência alli concorre para que esta se arrume de todo, e que / em iguaes circunstancias de preferência na arrematação ao Supplicante, / por ter mostrado zelo na construcção, e conservação da Ponte, como se informa; / ficando a Camara responsavel pela mais leve ommissão na boa conserva / ção da Ponte. Palacio da Bemposta em 25 de Janeiro de 1823.
    Filipe Ferreira de Araujo e Castro

    documento_do_mes_de_janeiro_2021

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 17h00

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia