Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Medidas COVID 19

TROFA SAÚDE - HOSPITAL DO BONFIM AO SERVIÇO PÚBLICO DO COVID-19

Trofa Saúde

O Trofa Saúde Hospital Senhor do Bonfim, localizado em Touguinhó, no Concelho de Vila do Conde, sob coordenação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) irá abrir uma ala dedicada ao COVID19. Inclui a consulta, o rastreio e, quando necessário, o internamento e os cuidados intensivos, ou seja o percurso completo exigido para um atendimento cabal desta doença. Assim, o Concelho de Vila do Conde vê ampliada a resposta às necessidades dos cuidados de saúde no que ao COVID-19 diz respeito. Prevê-se a abertura desta unidade para o próximo dia 6 de abril.

A instalação destes serviços, pelo Trofa Saúde Hospital Senhor do Bonfim, em articulação com o SNS, foi anunciada publicamente ontem, com a presença da Presidente da Câmara de Vila do Conde, Dra Elisa Ferraz e do Vereador com o Pelouro da Proteção Civil, Engº Paulo Carvalho, que visitaram as instalações que ficarão dedicadas a esta operação. A Presidente da Câmara deixou uma palavra de reconhecimento pela disponibilidade destes Hospitais ao Serviço Público, num momento em que a união de esforços público/privado é fulcral para enfrentar esta Pandemia.

Aplaudimos e defendemos esta medida, que vem reforçar e complementar as anteriormente anunciadas.

Relembramos que na sequência dos contactos estabelecidos nas últimas semanas, entre a Autarquia de Vila do Conde e as entidades de saúde locais e regionais, no sentido de garantir no Concelho, uma resposta de proximidade para consulta e rastreio COVID-19, confirma-se que desde ontem, como oportunamente comunicamos, se iniciou no Centro de Saúde de Vila do Conde um atendimento dedicado a esta doença. Estas consultas são parte integrante do Plano Nacional de Saúde que prevê a instalação na área de cada ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) de uma unidade desta natureza.

FUNCIONAMENTO EM VILA DO CONDE DE UMA CONSULTA DEDICADA AO COVID 19

A partir da próxima segunda-feira (dia 30 de Março) entrará em funcionamento, no Centro de Saúde de Vila do Conde, uma consulta exclusivamente dedicada ao atendimento de utentes com suspeita de COVID-19.

Durante o dia de hoje, a Sra. Diretora do ACES Póvoa de Varzim / Vila do Conde comunicou à Autarquia que, na sequência da publicação da norma nº 4 da Direção Geral de Saúde de 23 de Março de 2020 – Abordagem do Doente com Suspeita de Infeção pelo COVID 19 - e atendendo à fase de mitigação em que nos encontramos será instalado este serviço que funcionará todos os dias úteis, das 8h às 20h, com uma equipa de 3 médicos, 2 enfermeiros, 1 assistente técnico e 1 assistente operacional.

À Câmara Municipal de Vila do Conde foi solicitada colaboração, na instalação de algumas infraestruturas necessárias ao funcionamento desta consulta, a que prontamente acedeu.

Neste serviço, os utentes com sintomas da doença serão atendidos quer presencialmente, quer por telefone ou e-mail, aconselhando-se sempre a que liguem antecipadamente para a linha da Saúde 24 ou para o Centro de Saúde.

COVID-19 – CÂMARA DE VILA DO CONDE ADOTA NOVAS MEDIDAS DE APOIO SOCIAL

No âmbito do Programa “ESTAMOS AQUI”, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, anuncia a implementação de novas medidas de apoio socioeconómico aos munícipes em situação vulnerável, Juntas e Uniões de Freguesias e Instituições de Solidariedade Social, neste período difícil que vivemos:

» Afetação de 250 mil euros do Orçamento Municipal para fazer face a medidas de âmbito social com as famílias, Juntas e Uniões de Freguesias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (em funcionamento), para a aquisição de bens, equipamentos e serviços relacionados com a situação pandémica;

» Alteração ao Regulamento Municipal sobre atribuição de subsídios a pessoas ou famílias em situação de emergência social: ficou determinado que o valor máximo de 500€, constante do artigo 3º, poderá atingir o valor máximo de 1000€ e a sua periodicidade suspensa (nunca inferior a 2 anos), em situações declaradamente relacionadas com a pandemia COVI-19;

» Suspensão do pagamento de rendas (abril, maio e junho 2020) de todos os fogos Municipais. Após esta data, o valor poderá ser pago em 18 prestações (sem juros e penalizações). No entanto, quem pretender efetuar normalmente o pagamento da renda da sua habitação, poderá continuar a fazê-lo;

» Suspensão da eficácia jurídica dos contratos de concessão relativos a espaços comerciais que se encontrem encerrados, enquanto durar o seu encerramento, não havendo lugar a pagamento da respetiva renda;

» Isenção de pagamento de todas as taxas de ocupação de feiras e mercados até 30 de junho 2020;

» Isenção do pagamento dos prolongamentos escolares, enquanto durar a suspensão das atividades letivas e não letivas dos estabelecimentos escolares, decretado pelo Governo.

O Executivo Municipal continuará atento à difícil situação que vivemos, fruto da pandemia COVID-19, de modo a garantir, dentro das suas competências, a proteção e a segurança dos vilacondenses.

PROGRAMA "ESTAMOS AQUI"

COVID_19

O Programa ESTAMOS AQUI tem por objetivo unir esforços entre quem precisa de apoio e quem quer ajudar.

Vamos criar uma Rede de Entre-Ajuda, em que ultrapassar este momento difícil é possível, com a nossa união!

Precisa de ajuda ou pode ajudar? Preencha os questionários "Precisa de Ajuda?", "Quer Ajudar?" - Voluntário / Empresa

Linha de apoio social - 252 248 400 - De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00

Linha de apoio psicológico – telefone 252 248 477 das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira

DESINFEÇÃO ALARGADA À VIA PÚBLICA, PASSEIOS E LOCAIS DE MAIOR CIRCULAÇÃO 

  • MC1
  • MC2
  • MC3

A Câmara Municipal de Vila do Conde iniciou, esta quarta-feira, a desinfeção em áreas sujeitas a maior movimentação de pessoas, como entradas de mercearias e supermercados, entradas de farmácias, praças, bancos de jardim, passeios, vias públicas, etc.

Esta medida vem complementar a desinfeção, já a decorrer, das tampas e das pegas de todos os contentores de resíduos sólidos urbanos, em todo o concelho.

A Autarquia vai também disponibilizar apoio às Juntas e Uniões de Freguesias para que esta operação se estenda a todo o concelho, fornecendo equipamentos de proteção e solução desinfetante.

Esta intervenção é feita com a solução de hipoclorito a 5%, conforme recomendação da Direção Geral de Saúde. Durante a noite serão desinfetados os pavimentos de circulação automóvel e durante o dia os outros locais.

ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES CHINESAS FAZ NOVA DOAÇÃO DE MÁSCARAS

Ass Chinesas Porto

Ao Município de Vila do Conde chegou um donativo de 5000 máscaras da Associação de Mulheres Chinesas do Porto. Cerca de 1150 já foram distribuídas por Instituições Particulares de Solidariedade Social que manifestaram necessidade tais como a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, a Associação O Tecto, os Centros Sociais e Paroquiais de Mindelo e Junqueira, a Associação de Solidariedade Social de Mosteiró, o MADI e a Delegação de Vila do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, estando prevista a distribuição por outras entidades.

As máscaras foram entregues ontem, tendo sido assinada uma declaração pela jovem Jie Zheng Chiou, elemento da Associação de Mulheres Chinesas do Porto que, com esforço, adquiriram e ofereceram este material, manifestando que irão continuar esta colaboração.

De referir ainda que à Câmara Municipal de Vila do Conde chegou uma outra doação de cerca de 1000 máscaras, feita por um anónimo.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, agradece a generosidade e a disponibilidade de todos em ajudar neste momento tão difícil que vivemos, causado pela pandemia COVID-19.

CÂMARA DE VILA DO CONDE DISPONIBILIZA 4000L DE GASÓLEO AOS BOMBEIROS, CRUZ VERMELHA, GNR E PSP

A Câmara Municipal, reconhecendo a importância daqueles que estão no terreno e na linha da frente do combate à pandemia COVID-19, vai disponibilizar 1000L de gasóleo a cada uma das seguintes entidades: Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha e Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, num total de 4000L.

Assim e no âmbito do Programa “ESTAMOS AQUI”, é dado mais um passo com o objetivo de minorar o esforço que os Bombeiros, Cruz Vermelha, PSP e GNR têm levado a cabo em prol da segurança e proteção da nossa comunidade.

COMUNIDADE CHINESA FAZ DOAÇÃO DE MÁSCARAS AO MUNICÍPIO DE VILA DO CONDE

máscaras china1

A comunidade chinesa residente no concelho de Vila do Conde fez uma doação de 1500 máscaras cirúrgicas à Câmara Municipal, sendo que metade deste material de proteção já seguiu para o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde.

As máscaras foram entregues esta segunda-feira por um grupo de jovens da comunidade, tendo sido assinada uma declaração de entrega pela jovem Jie Zheng. A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz agradeceu a generosidade e a disponibilidade de todos em ajudar, nomeadamente do Sr. Y Ping Chow, com quem o município tem articulado diretamente questões relativas à atual situação que vivemos, causada pela pandemia COVID-19.

LIMPEZA E DESINFEÇÃO

  • mc6
  • mc4
  • mc5

A Câmara Municipal encontra-se a fazer a desinfeção das tampas e das pegas de contentores de resíduos sólidos urbanos, em contínuo, com a solução de hipoclorito a 5%, que é o desinfetante recomendado pela Direção Geral de Saúde, em todo o concelho.

SERVIÇOS EM FUNCIONAMENTO CONDICIONADO

Imagem serviços SITEEncontram-se encerrados todos serviços de atendimento presencial ao público, assim como equipamentos culturais, desportivos e de lazer.
Cancelamento de todas as feiras que se realizam no concelho.
A Autarquia disponibilizou à Autoridade de Saúde Local os seus equipamentos, bem como todo o apoio logístico inerente para as situações excecionais que eventualmente venham a ocorrer.

 

ESPAÇO PÚBLICO CONDICIONADO
Encerramento de todas as esplanadas em todo o concelho
Foram interditas as atividades desportivas ou de lazer que impliquem aglomerados de pessoas nas praias fluviais e marítimas sob a jurisdição da Capitania de Vila do Conde. Estas ações foram articuladas diretamente entra a CMVC e a autoridade marítima local.

EVENTOS
Estão cancelados todos os eventos de todo o género promovidos pelo Município ou que careçam de autorização municipal, até que se restabeleça a normalidade.

PLANO DE CONTIGÊNCIA

plano_contigencia_covid_19_cmvc

AULAS DE EXERCÍCIO FÍSICO - "ESTAMOS AQUI" TODAS AS SEGUNDAS E QUINTAS, ÀS 16h00, NA PÁGINA DE FACEBBOK DA CÂMARA MUNICIPAL

O Programa Desporto Sénior, na impossibilidade de lecionar presencialmente as aulas,leva os professores até sua casa através da página de facebook da Câmara Municipal. Todas as 2ª e 5ªs feiras, pelas 16 horas, será disponibilizada uma aula para os utentes do “Desporto Sénior” e para todos aqueles que se encontram em casa.

Este programa, promovido pela Câmara Municipal, está presente em todas as freguesias do concelho. Os quase 1000 utentes seniores têm ao longo da época desportiva participado nas aulas semanais ministradas pelos nossos professores.

A atividade física é essencial para que possamos ultrapassar este difícil momento e não se esqueça, proteja-se, fique em casa!

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia