Inauguração da exposição “Representações sociais e do trabalho na obra de Julio”

2018/11/22

Na próxima sexta-feira, dia 23, pelas 17.30 horas, será inaugurada a exposição “Representações sociais e do trabalho na obra de Julio”, na Galeria Júlio, sita no Centro de Memória.
Esta é a oitava mostra que, desde a sua abertura, em 2015, o espaço dedica ao artista vilacondense, prosseguindo a finalidade de abordar os diferentes ângulos da obra de Julio, não só na forma - desde a pintura, sobretudo desenvolvida em finais dos anos 20 e 30, altura em que a abandonaria quase por completo, para se dedicar ao desenho, com uma imensa produção – mas também nas temáticas.
Tocou o surrealismo, mas foi no expressionismo, com uma marcada crítica social, que a sua obra foi mais forte, a par com o lirismo da série poeta, porventura uma das suas facetas mais conhecidas.
Neste âmbito, esta é a segunda exposição do ciclo dedicado às representações na obra de Julio. Depois das dedicadas ao amor, onde os trabalhos expostos davam facilmente conta da importância da mulher e do lugar de destaque na sua produção artística e literária, encontramos agora espaço de mostra e debate sobre as representações sociais e do trabalho: pobres, banqueiros, crianças, mulheres, palhaços, num quadro bem narrativo do Portugal de então.
Por ação da Câmara Municipal de Vila do Conde, através da Galeria e Centro de Estudos Julio – Saúl Dias, instalados no Centro de Memória, são promovidos os trabalhos de conservação, investigação e divulgação, com o objetivo de permitir, não só a preservação e o estudo da sua obra, mas também a aproximação do grande público ao valioso legado de Julio.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h e as 18h, até 5 de maio. No dia da inauguração a entrada é livre.
Mais informações: 252 248 468 ou pelo email centro.memoria@cm-viladoconde.pt