Presidente e Executivo Municipal reúnem com Juntas

2018/11/13

No passado sábado, na Biblioteca Municipal, a Presidente da Câmara Municipal reuniu com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias do nosso Concelho, num encontro em que se fez acompanhar da Vice-Presidente, Dra. Lurdes Alves, e dos Vereadores Dr. Pedro Gomes, Engº Paulo de Carvalho e Dra. Dália Vieira.
A agenda incluiu um número alargado de matérias, designadamente:

• Orçamento Municipal para 2019;
• Plano Plurianual de Investimentos municipais;
• Transferências correntes para as Juntas;
• Considerações sobre a iniciativa “Câmara Fora de Portas”;
• Plano de intervenção na rede viária concelhia;
• Processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM);
• Esclarecimentos sobre a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde/Reserva Ornitológica de Mindelo;
• Informações sobre assuntos relacionados com a Indaqua;
• Grandes eventos municipais.

Todos os assuntos foram detalhadamente transmitidos, merecendo diversas intervenções por parte dos Autarcas das freguesias, pelo que a reunião se revestiu do máximo interesse para conhecimento de um conjunto alargado de assuntos de manifesto interesse para as Juntas e para as populações.
A Presidente da Câmara realçou as cinco linhas fundamentais do orçamento para 2019, e que passam pelo incremento de verbas, tanto para as freguesias, como para as associações e instituições, pela continuação da redução da dívida municipal, pela verba avultada de 14 milhões de euros destinada ao PPI, e pelo prosseguimento do abaixamento da taxa de IMI, acrescido da implementação do IMI Familiar, numa trajetória que visa atingir o final do mandato com a taxa mínima de 0,30%.
A reunião foi bastante proveitosa para todos, dela se realçando o modo aberto como os assuntos foram abordados, bem como a clareza de objetivos evidenciada e a reafirmação da importância da parceria entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia.