Fernando Nobre, da AMI, comemora o Dia da Tolerância em Vila do Conde

2018/11/09

A Biblioteca Municipal José Régio vai comemorar o Dia Internacional da Tolerância, celebrado a 16 de novembro, trazendo até Vila do Conde o Professor Dr. Fernando Nobre, Presidente da AMI (Assistência Médica Internacional) para uma conversa intitulada "De que forma podemos promover a tolerância e celebrar a diversidade?". Uma conversa, às 21h30, na qual irá também participar a Professora Dr.ª La Salete Coelho da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Para além deste momento, ao longo do dia serão promovidas outras atividades na Biblioteca Municipal:
- 10h30 - Hora do Conto com a história "A cotovia Via… Via… Por que migram as pessoas?" pela autora Ana Mafalda Damião;
- 14h30 - Oficina sobre o valor da tolerância dirigida a alunos de escolas do concelho, pela Professora Dr.ª La Salete Coelho.

Paralelamente, a partir segunda-feira, estão agendadas oficinas nos vários Agrupamentos de Escolas do concelho e na Escola Secundária José Régio, estará patente ao público na Biblioteca, de 16 a 30, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do concelho e de 12 a 16, será promovido um ciclo de cinema com a apresentação de filmes sobre este tema, como "Amistad" e "Grita Liberdade".

As bibliotecas públicas assumem-se como equipamentos inclusivos, direcionados a todos os segmentos da população independentemente das suas crenças, raça, orientação sexual ou proveniência social. Como espaços democráticos, promovem a igualdade de acesso à informação e ao conhecimento. Assim, esta é uma data que a Câmara Municipal, através da sua Biblioteca, que integra, desde 2017, a Rede Nacional de Bibliotecas Associadas á UNESCO, não poderia deixar de assinalar.