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Investimento de 22 milhões de euros na construção de réplica do “Cutty Sark”

2018/11/05

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, promoveu uma reunião com as várias empresas que compõem os Estaleiros Navais de Vila do Conde no sentido de avaliar a respetiva disponibilidade para participarem na construção de uma réplica do clipper “Cutty Sark”, em Vila do Conde.

Todos os intervenientes mostraram interesse neste projeto, realçando a importância do mesmo para Vila do Conde e para os nossos estaleiros que serão projetados em todo o mundo.

O projeto, promovido pela Cutty Sark2Sail Foundation, uma instituição de direito Inglês, tem um custo estimado de 22 milhões de euros e um prazo de construção de 5 anos, a iniciar a 22 de novembro de 2019, data em que se comemoram os 150 anos do lançamento à água do navio original. Estima-se que o final desta construção possa ocorrer em 2024, na mesma data. O diretor do projeto é Vladimir Martus, um reputado arquiteto naval russo que, atualmente, capitania a fragata Shtandart, navio de treino de vela que já foi alvo de extensa reparação nos Estaleiros Barreto&Filhos, Lda, em 2017.

Embora a decisão final ainda não tenha sido tomada, já existem contactos muito intensos para viabilizar esta construção em Vila do Conde. Ao escolher Vila do Conde como local de construção de eleição, a Fundação reconhece o saber fazer único dos carpinteiros navais vilacondenses e do importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo”, na busca da salvaguarda das técnicas de construção naval de madeira.

Neste processo a Câmara Municipal continuará a funcionar como agente de interligação entre diversos agentes envolvidos neste processo. Após, esta reunião, seguir-se-ão contactos com outras instituições públicas que serão vitais para a tomada de decisão final.

O “Cutty Sark” é um icónico navio de vela, com estrutura mista – madeira e ferro – construído na Escócia, em 1869, tendo sido o último clipper construído e um dos mais rápidos no transporte de mercadorias, designadamente chá. Em 1895 foi vendido à firma portuguesa Joaquim Antunes Ferreira, passando a designar-se por “Ferreira”. Voltou a ter bandeira inglesa em 1922. Atualmente serve de navio museu, encontrando-se em doca seca em Greenwich, em Londres.

Alguns dados do “Cutty Sark” original:
Nomes: “Cutty Sark” (1869–1895); Ferreira (1895-1922); Maria do Amparo (1922); “Cutty Sark” (1922–atualidade);
Bandeiras: Reino Unido e Portuguesa
Tempo de serviço: 1869 a 1954
Função atual: Museu
Comprimento total: 85.34 m;
Boca: 11m;
Calado: 6,1;
Deslocamento: 2100 toneladas
Construtor: Estaleiros Scott & Linton (Escócia)
Objetivo da construção: Comércio do Chá entre a China e Reino Unido

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