Câmara Municipal apresentou o Orçamento para 2019 ao Presidente da Assembleia Municipal

2018/10/31

Cumprindo o estabelecido no artº 45 da Lei 73/2013, que obriga os Executivos Municipais a apresentarem as Grandes Opções do Plano e Orçamento ao Presidente da Assembleia Municipal até 31 de outubro de cada ano, a Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, procedeu hoje à entrega ao Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, deste documento estruturante para a condução económico-financeira da Câmara Municipal de Vila do Conde para o ano de 2019.
De referir que as Grandes Opções do Plano e Orçamento obtiveram aprovação na reunião de Câmara do passado dia 25, seguindo agora para a Assembleia Municipal que, na próxima sessão, os apreciará e votará.
De salientar que, para o próximo ano económico, no respeitante aos apoios financeiros a serem proporcionados às Juntas de Freguesia e ao Movimento Associativo, está previsto, face ao ano de 2018, um incremento de 11%, traduzido nos apoios de 2,41 milhões de euros para as Juntas de Freguesia e de 2,70 milhões de euros para as Associações Concelhias. Verifica-se ainda um crescimento na política de Investimento Municipal, estimando-se em 2019 a realização de obras por todo o Concelho que atinjam os 14 milhões de euros.
De igual forma relevante, estão contemplados no documento dois dos compromissos assumidos pelo Executivo Municipal: a diminuição sustentada da dívida financeira municipal (em 5 anos a dívida municipal passará de 52,8 para 30,6 milhões de euros), e ainda a redução de IMI, que em 2019 registará a taxa de 0,36%.