Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Projeto “Vila do Conde-Um porto para o Mundo” reconhecido além-fronteiras

Foto jornada pontevedra 1 736 420
09 Outubro 2018

 

Membros da equipa do projeto “Vila do Conde - Um porto para o Mundo” marcaram presença, no passado sábado, na Jornada de Divulgación Naves de los Descubrimentos (S. XV y XVI), promovida pela Escuela Naval Militar e pela Associación de Ingenieros Navales y Oceánicos de Espanã, ambas sedeadas em Marín, Pontevedra.
O convite para a participação de Vila do Conde nesta Jornada representou um valioso contributo para a elevação da imagem de Vila do Conde enquanto cidade embaixadora da construção naval de madeira além-fronteiras, vendo reconhecido o interesse internacional pelo trabalho que o projeto tem vindo a desenvolver.
António José Carmo, membro da equipa do projeto e conceituado especialista na temática naval dos séculos XV e XVI, apresentou uma comunicação sobre a “Nau de 18 Rumos” descrita no “Livro da fábrica das naos”, da autoria do padre Fernando Oliveira, autor do primeiro tratado de construção naval escrito em Portugal. A sua experiência e conhecimento, acumulado nos vários anos que dedicou à construção naval de madeira, associado ao estudo e investigação dos regimentos antigos, permitiram-lhe identificar paralelismos entre as técnicas quinhentistas e as que atualmente estão em uso na construção das embarcações de pesca.
O Município de Vila do Conde procura, desta forma, levar a construção naval de madeira de Vila do Conde a Património da Humanidade, garantindo que este saber ancestral permaneça, e que passe, inclusivamente, a ser uma prática.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação