5 outubro: Vila do Conde homenageou dois ilustres vilacondenses - Dr. António Pacheco Ferreira e Dr. Albino Aroso

mg 2776 fb 1 1000 620
2018/10/08

Assinalou-se, no passado dia 5 de outubro, o 108.º aniversário da implantação do regime republicano em Portugal, em homenagem aos bravos Republicanos que estiveram na base da revolução de 1910.
A cerimónia iniciou-se com a homenagem a dois médicos distintos e cidadãos respeitados, Dr. António José Pacheco Ferreira e Dr. Albino Aroso Ramos, cujos nomes passaram a fazer parte da toponímia da cidade, como símbolo do “reconhecimento público, pelo brilhantismo dos seus percursos, e pelos inestimáveis contributos na elevação do nosso concelho a patamares de mais prestígio e de distinção nacional”, como salientou a Presidente da Câmara Municipal.
A cerimónia oficial realizou-se na Praça Vasco da Gama com atuação da fanfarra e revista ao Corpo Ativo de Bombeiros Voluntários, a que se seguiu o hasteamento da Bandeira Nacional, enquanto crianças e jovens das nossas escolas entoavam o Hino Nacional.
Na sua alocução, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, saudou os presentes e destacou manifestou a importância pessoal e institucional que atribui a esta histórica data, enfatizando que o “5 de Outubro” sempre foi comemorado em Vila do Conde, mesmo no período em que, por uma absurda decisão governamental, deixou de ser feriado nacional.
A Presidente lembrou que a data assinala a transição política para o caminho da democracia, deixando a garantia que a Câmara Municipal a continuará a celebrar, “na certeza de que, deste modo, estaremos a dar importantes e decisivos contributos na solidificação dos princípios da cidadania e no fortalecimento da unidade nacional”.
Seguiu-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante uma numerosa e interessada assistência, uma conferência sobre esta data histórica, designada “5 de outubro - Como sobreviveu a revolução republicana aos anos do Estado Novo”, proferida pelo Dr. Pacheco Pereira, cuja presença em Vila do Conde foi também destacada pela Dra. Elisa Ferraz.
O programa culminou com uma romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, na qual o Dr. António do Carmo Reis proferiu uma brilhante intervenção, finda a qual foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já desaparecidas.