Reciclagem nas Festas de S. João e Senhor dos Navegantes resulta em equipamentos para os Bombeiros

2018/09/20

No âmbito do Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias”, promovido pela LIPOR e pelos Municípios associados, os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde receberam, ontem na sua sede, equipamentos de proteção coletiva e individual, de acordo com a quantidade de material separado nas Festas de São João e Senhor dos Navegantes.
Presente na entrega dos equipamentos esteve a Vice-Presidente da Câmara Municipal e Administradora da LIPOR, Dr.ª Lurdes Alves, que sublinhou a importância do projeto que incentiva a reciclagem e permite caminhar no sentido de atingir as metas de recolha seletiva impostas até 2020. Lembrando ainda que o projeto foi implementado em 2017, a vereadora fez um balanço muito positivo, pois só em Vila do Conde, durante o período em que decorrerem as Festas de S. João e do Senhor dos Navegantes, foram recolhidas 2.438,00 Kg de material reciclável.
No total, serão entregues donativos resultantes da recolha seletiva de 31 toneladas de resíduos recicláveis (papel, cartão; embalagens de plástico, metal e vidro) em Festas e Romarias, a diversas entidades selecionadas pelos Municípios que integram a LIPOR.
Com este projeto pretende-se promover a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas como romarias, feiras temáticas e similares. Em função da quantidade de material recolhido nestes locais, é garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade.
O Município de Vila do Conde, neste ano, replicou e ampliou o projeto e serão novamente os nossos Bombeiros Voluntários a receber o valor do donativo angariado.