“Ilha”: exposição de fotografia de Paulo Pimenta

Ilha paulopimenta 1 736 420
06 Setembro 2018

Até 29 de setembro, o Teatro Municipal apresenta a exposição de fotografia denominada “Ilha” da autoria de Paulo Pimenta, no âmbito ciclo de exposições denominado FOTO VCʼ 18.

O que é uma ILHA? O que é estar dentro e estar fora de uma Ilha? Como é viver num espaço onde as janelas se abrem para muros e as vidas se tecem em arquipélagos de corredores estreitos? Que memórias perduram inscritas nas pessoas e nas paredes das casas? Onde nos cruzamos nesta cidade feita de Ilhas – Casas e Ilhas – Pessoas?

Ao longo de dois anos, o fotógrafo Paulo Pimenta desenvolveu um trabalho de criação artística com a comunidade do Bonfim, envolvendo um grupo intergeracional a partir destas interrogações em que a fotografia e as artes performativas se complementaram e contagiaram mutuamente.

ILHA é uma exposição desenvolvida no âmbito do projeto "Retratos das Ilhas - Bonfim para além das fachadas" promovido pela Rede Inducar, financiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como objetivo a promoção de espaços de participação e construção coletiva no sentido do reconhecimento das ilhas enquanto património imaterial, humano e comunitário, através da fotografia.

O Município de Vila do Conde está a levar a cabo um ciclo de exposições de fotografia visando a cativação de público(s) e a criação de hábitos culturais nesta área. O ciclo de exposições denominado FOTO VCʼ 18 tem vindo a decorrer também nas instalações do Auditório Municipal, onde se encontra patente ao público a Mostra “Cuba, ano zero?” de Carlos Lopes Franco e Luís Câmara.

Além das diversas exposições ocorrem também cativantes conversas com os fotógrafos, abertas ao público. A conversa com Paulo Pimenta está marcada para 20 de setembro, às 21h30.

“Ilha” pode ser apreciada no seguinte horário:
- Terça-feira a sábado, 10h30-12h30 e 14h00-19h00
- Domingo, 15h30-19h00