Festa e alegria na inauguração da nova ponte de Arcos

2018/08/16

Num clima de festa e muita alegria, foi inaugurada, na manhã de ontem, a nova ponte rodoviária sobre o rio Este, em Arcos, perante centenas de arcoenses, e vilacondenses em geral, que fizeram questão de marcar presença neste evento de enorme significado para a população.
A Presidente da Câmara Municipal, na sua alocução, traçou uma breve resenha dos passos que foram dados para que tivesse sido possível concretizar esta obra, que era desejada há dezenas de anos, tendo em conta, não só a reconhecida necessidade de melhorar a ligação entre as margens, como também para uma indispensável preservação da ponte românica, que tem mais de 800 anos e que, por isso, “é uma joia que deve ser preservada”.
A Dr.ª Elisa Ferraz referiu que, logo no início do seu anterior mandato, assumiu publicamente o compromisso de construção da nova ponte, com o objetivo de tornar realidade um velho anseio das populações, e frisou ainda que as grandes obras não são de apenas de uma só pessoa, mas sim de um conjunto de intervenientes, relembrando a ação e contributo de autarcas locais e vereadores, bem como da equipa de técnicos que acompanhou a obra, e dirigindo ainda uma palavra de apreço ao Sr. Manuel Oliveira, proprietário do terreno onde está implantada a nova ponte.
A terminar, a Presidente da Câmara deixou uma mensagem para que "a ponte seja fator e um verdadeiro símbolo de união entre todos".
Antes da intervenção da Dra. Elisa Ferraz, usaram também da palavra a Presidente e o Secretário da Junta de União de Freguesias, congratulando-se com a obra, traçando um historial do processo e dirigindo palavras de agradecimento à Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e a todos quantos contribuíram para que a nova ponte se tornasse realidade.
A cerimónia de inauguração foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr,ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Presidente da Junta da União de Freguesias de Rio Mau/Arcos, Sara Balazeiro, pelo Secretário, Franclim Costa, e pelo Tesoureiro, Miguel Campos, bem como por vereadores do Executivo Municipal e pelo Presidente da Assembleia Municipal.
Antes das intervenções, procedeu-se ao descerramento de uma placa comemorativa, após o que o Reverendo Pe. Manuel Sá Ribeiro procedeu à benção do equipamento.
A animação da festa esteve a cargo da Fanfarra do Agrupamento 568 dos Escuteiros de Arcos e do Grupo Musical de Cavaquinhos de Arcos, os quais, com as suas brilhantes atuações, concederam ainda mais brilho a uma cerimónia marcante, não só para Arcos, mas também para todo o concelho de Vila do Conde.