Reaberto oficialmente o Centro Educativo de Santa Clara

2018/07/10

Teve ontem lugar a reinauguração do Centro Educativo de Santa Clara, num ato em que tomaram parte a Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz.
O centro esteve encerrado durante cerca de quatro anos, após igual período de funcionamento, fechando portas de um modo efetivamente inopinado, e deixando no desemprego um conjunto de trabalhadores qualificados para a função.
Reabriu ontem, de modo oficial, numa cerimónia em que também marcaram presença a Vice-Presidente da Câmara, Dra. Lurdes Alves, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, bem como representantes de forças policiais, diversos magistrados, a Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, e outras entidades.
O ato de inauguração foi precedido do descerramento de uma placa e de uma visita detalhada às instalações, onde ficou bem patente a qualidade do equipamento e as suas boas condições de funcionamento.
Estiveram presentes na sala, rodeando a mesa de honra da sessão, os cerca de 20 jovens, rapazes e raparigas, que ocupam atualmente o Centro Educativo de Santa Clara, bem como o seu diretor, Dr. Jorge Simões, numa cerimónia em que, para além da Ministra da Justiça e da Presidente da Câmara, usou ainda da palavra o Dr. Celso Manata, Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Na sua intervenção, a Dra. Elisa Ferraz referiu plena satisfação pela reabertura do espaço, após o inoportuno e inexplicado encerramento em 2014, salientando o bom espírito de cooperação entre o Ministério da Justiça e a Câmara Municipal para que tal fosse possível. Traçou um breve percurso histórico do equipamento e do seu significado para os vilacondenses, tendo ainda palavras de estima e de incentivo para os jovens internados no Centro Educativo de Santa Clara.
À margem da cerimónia da inauguração, decorreu também uma reunião entre a Ministra da Justiça e a Presidente da Câmara, com o objetivo de clarificar um conjunto de questões relacionadas com o Tribunal de Vila do Conde, tendo ficado claro que não haverá deslocalização de valências, e que, tão cedo quanto possível, será instalada em Vila do Conde, tal como já havia sido decidido pelo Governo, a secção da Instância Central Criminal, que está atualmente deslocalizada em Matosinhos.