Cividade de Bagunte valoriza o seu património ambiental

2018/06/13

Cividade de Bagunte valoriza o seu património ambiental

No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, encontra-se em curso mais uma ação de valorização da Cividade de Bagunte.
Atualmente está a proceder-se à instalação de placas informativas relativas ao património ambiental existente na propriedade. Este é o passo lógico após a execução do levantamento da flora deste sítio arqueológico, elaborado pelo CMIA. Futuramente, existirão outras ações relacionadas com a componente ambiental, após a conclusão do levantamento de fauna, que foi realizado com o apoio de um biólogo e da APPA-VC.
Os 18ha continuam dominados maioritariamente pelo eucaliptal, mas está a assistir-se a uma recuperação da flora e da fauna autóctone da região. Esta foi profundamente alterada com a disseminação do eucalipto, uma árvore originária do Austrália. No caso da Cividade de Bagunte há referências à existência de eucaliptos desde, pelo menos, os anos 40 do século XX. Contudo, o monte é conhecido localmente por “monte dos sobreirinhos”, numa referência direta ao coberto vegetal que aí existia em abundância, desde o período pré-romano, e que agora parece ganhar novamente terreno.
Entre as espécies autóctones identificadas encontra-se o carvalho alvarinho, o azevinho, o sobreiro, o castanheiro, ou espécies mais incomuns como o salgueiro, ou o sanguinho. As placas informativas identificam as espécies e fornecem algumas informações e curiosidades sobre as mesmas.
Visite a Cividade de Bagunte. Para marcações de visitas-guiadas a grupos envie um email para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.