Cividade de Bagunte recebe alunos da Universidade do Porto

2018/05/10

No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, encontram-se em curso diversos trabalhos com vista à valorização da Cividade de Bagunte.
Atualmente está-se a proceder a trabalho de escavação arqueológica. Estes trabalhos estão a ser desenvolvidos com o auxílio de alunos de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que estão enquadrados pelos recursos humanos do Município de Vila do Conde e da APPA-VC.
Os alunos estão enquadrados numa unidade curricular em contexto de trabalho de campo da FLUP, que terá uma duração de 80 horas, ou o equivalente a 2 semanas de trabalho.
A escolha da Cividade de Bagunte para albergar esta unidade curricular da FLUP demonstra um crescente interesse por este sítio arqueológico, Monumento Nacional desde 1910.
Logo após o final deste trabalho iniciar-se-á a edição de 2018 da escola de campo da University of Texas at Austin, que este ano terá uma duração de 6 semanas consecutivas.
A capacidade de atração de Universidades para o Projeto Arqueológico da Cividade de Bagunte demonstra o sucesso do esforço que a Câmara Municipal de Vila do Conde tem promovido para desenvolver este projeto, num claro compromisso para a sua preservação e empenho na sua estruturação para o futuro.