Município de Vila do Conde é o mais transparente da Área Metropolitana do Porto

2018/04/17

Vila do Conde é o Município com o funcionamento mais transparente da Área Metropolitana do Porto, ocupando a 27.ª posição no ranking nacional de 2017, segundo os dados divulgados hoje pela Transparência e Integridade - Associação Cívica (TIAC).
Este resultado, que representa uma subida de 73 lugares face a 2016, num universo de 308 municípios, evidencia o bom trabalho que a Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a desenvolver, traduzindo-se numa maior transparência do seu funcionamento, nomeadamente a organização do próprio Município, a transparência económico-financeira ou a prestação de contas e contratos celebrados pela Autarquia.
Perante estes resultados, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, manifestou a sua "enorme satisfação pelo reconhecimento do esforço de transparência que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal" e garante que “vamos continuar o esforço iniciado em 2014 para que possamos garantir a total transparência da atividade municipal”.
O Índice de Transparência Municipal, que é elaborado pela Transparência e Integridade-Associação Cívica, mede o grau de transparência das Câmaras Municipais, através de uma análise da informação disponibilizada nas suas páginas na internet, sendo composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões.