Espaço do Cidadão disponibiliza apoio na entrega do IRS

2018/04/02

Em 2018, deixa de ser possível entregar a declaração de IRS em formato papel, pelo que todos os contribuintes terão que entregar a sua declaração de rendimentos em formato eletrónico. Assim, de forma a facilitar esta entrega, será possível, a partir de hoje, validar e submeter a Declaração Automática do IRS / Modelo 3 no Espaço Cidadão do Município de Vila do Conde, com o apoio de profissionais devidamente habilitados.

Esta declaração/ MODELO 3 é preenchida automaticamente pelo Fisco com os dados que recebeu ao longo do ano, como pagamentos, faturas, valores de seguros e outros pagamentos recebidos por parte de instituições, etc., e abrange os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente (trabalhadores por conta de outrem) e pensões (categoria A e H), com ou sem dependentes e que são a maioria dos contribuintes.

Para validar e submeter a declaração é essencial que os contribuintes tenham a senha de acesso ao portal das finanças, para si e para todos os elementos do seu agregado familiar.

A AT – Autoridade Tributária irá enviar esta senha a todos os contribuintes que também pode ser requerida pelo próprio nos balcões dos Serviços de Finanças.
A declaração automática está disponível de 1 de abril a 31 de maio.