Câmara apoia a participação de Escolas da Junqueira em projeto europeu

2017/06/23

A Câmara Municipal de Vila do Conde estabeleceu uma parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira da Junqueira, através da qual a autarquia adquiriu equipamento robótico para apoiar a participação desta instituição de ensino no Projeto Europeu “Discovering the World” (descobrir o mundo).

Este projeto, coordenado pela Prof.ª Tânia Costa, tem como objetivo a construção de uma maquete da cidade de Vila do Conde, utilizando equipamento informático e robótico. Essa maquete é o elemento fundamental para a concretização deste intercâmbio com outras escolas, motivando os alunos para o conhecimento e “descoberta” de outras cidades do mundo, através da utilização da robótica e da programação.

O percurso da cidade representado na maquete será feito por robôs que, por sua vez, terão que ser programados pelas crianças para chegar aos elementos de descoberta (monumento, artesanato e outros), de modo a ser possível ouvir a informação sobre o mesmo. Esses elementos de descoberta são depois ativados por um sensor, acrescentando-se ainda obstáculos pelo caminho que tornarão a maquete mais divertida, ao mesmo tempo que criam graus de dificuldade ao aluno.

Este projeto está a ser desenvolvido nas aulas de iniciação à Programação destinadas a alunos do 3º e 4º ano, em articulação com a disciplina de Educação para a Cidadania e Património Local, e também pelos alunos do 5º ano que frequentaram essas mesmas aulas, no ano passado.