Vila do Conde: Carminho, Rui Veloso, Agir, Diogo Piçarra, Azeitonas e Emanuel entre outros, animam o S. João

2017/05/17

As festas em honra de São João, Padroeiro de Vila do Conde, vão decorrer de 1 a 24 de junho, tendo sido esta manhã apresentado o respetivo programa pela Presidente da Câmara Municipal, numa conferência de imprensa em que esteve acompanhada pelo Vereador Dr. José Aurélio Baptista.
A Dr.ª Elisa Ferraz começou por sublinhar a importância das festividades sanjoaninas para os vilacondenses e para os milhares de forasteiros que nesta altura se deslocam até à cidade, referindo que o programa integra todos os eventos mais significativos e tradicionais das nossas Festas de São João.
Para além disso, terão lugar vários outros momentos marcantes, nomeadamente os grandes espetáculos, que foram pensados para proporcionar livre acesso a toda a população, em eventos que são normalmente inacessíveis à generalidade das pessoas.
Por esse motivo, a Câmara Municipal e a Comissão de Festas programaram vários concertos com nomes cimeiros da música portuguesa, destacando-se, entre outros, os espetáculos de Diogo Piçarra, Azeitonas, Carminho, Agir, Rui Veloso e Emanuel.
O programa consolida as atividades iniciadas há dois anos, com o envolvimento ativo de todas as freguesias, como acontece com os Mastros de São João e o Cortejo de Mordomas e Etnográfico, proporcionando que a grande a festa do concelho seja efetivamente abrangente e tenha a participação de todos os vilacondenses.
Algumas das novidades mais esperadas centram-se na corrida noturna “S.João Night Run” e no Desfile de Vestidos com Rendas de Bilros que também é um concurso de moda.
As festividades são particularmente marcadas pela Procissão em honra do Padroeiro, atingindo o seu ponto alto na Grande Noite de São João, com as marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça, seguidas das atuações de ambos os ranchos e culminando com uma grande sessão de fogo de artifício.
A Presidente da Câmara, orgulhosa, chamou a atenção da Comunicação Social para o cartaz que este ano promove as festas sanjoaninas no nosso concelho, cuja imagem é um São João em Rendas de Bilros, feito por uma valorosa rendilheira com uma longa vida e carreira, D. Olímpia Flores.
Neste anúncio público, a Presidente da Câmara salientou “que não tem dúvidas de que este é um programa de grande qualidade, que trará orgulho e exaltará o bairrismo de toda a população” e que “o investimento feito é um investimento na cultura e por essa razão e pelo facto de termos um mês de comemorações se justifica”.