- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Agenda
- “Diálogos IV: De Julio em diante” de Julio e António Olaio
“Diálogos IV: De Julio em diante” de Julio e António Olaio
Por ocasião da celebração dos 50 anos do 25 de abril, a Galeria Julio irá abrir, no dia de 27 de abril, pelas 17h00, uma nova exposição do ciclo "Diálogos" em que um artista contemporâneo - António Olaio -, cuja obra se desenvolveu a partir da década de 80, em plena democracia, se encontra em diálogo com obras de Julio, produzidas em pleno Estado Novo. Este diálogo alude, subtilmente, às diferenças de contexto político, social, económico e artístico que o país atravessou no século XX.
Através deste olhar alargado que cobre um século de arte portuguesa, procura entender-se, simultaneamente, toda a transformação que pode ter lugar, mas também as linhas de continuidade que são ainda possíveis de estabelecer entre os diversos discursos artísticos nas suas respetivas contextualizações históricas.
Artista de pintura e de performance, plenamente inscrito nas práticas contemporâneas de arte, António Olaio, como antes João Jacinto e Albuquerque Mendes, encontram na obra de Julio - um reconhecido opositor ao regime - os elementos para um diálogo profícuo que atualiza, nos critérios do nosso tempo, uma obra central do modernismo português.
O momento inaugural contará com uma performance de António Olaio.
Para visitar até 1 de dezembro.