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Serviço de atendimento à pessoa surda – Serviço de Vídeo Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Vila do Conde mais acessível

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A Câmara Municipal tem disponível um serviço de atendimento à pessoa surda – Serviço de Vídeo Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Através do Projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na Área Metropolitana do Porto (AMP)”, foi estabelecida uma parceria entre a AMP e o Serviin, serviço de vídeo-interpretação que quebra as barreiras de comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.

O objetivo é promover a igualdade de todas as pessoas no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais.

A pessoa surda poderá aceder diretamente aos serviços da Câmara Municipal de Vila do Conde, tendo para tal disponível a intermediação de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, sem depender de terceiros para comunicar.

Para o efeito, está disponível um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que é assegurado pela empresa Serviin. A pessoa surda contacta o Serviin e, por sua vez, o/a intérprete comunica gestualmente com a pessoa surda e oralmente com os Serviços da Autarquia, servindo de ponte entre a pessoa surda e a pessoa ouvinte.

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O Serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00; pode ser realizado através de atendimento telefónico, no qual a pessoa surda efetua diretamente uma vídeo-chamada para o número 12472 (custo 0,01 €/minuto) ou via portal do cidadão surdo (gratuito); ou em atendimento presencial nos balcões de atendimento, onde está disponível, um telemóvel que permite fazer a vídeo chamada, assumindo o/a colaborador/a da autarquia a função de mediador entre a pessoa surda e o SERVIIN.

Pretende-se desta forma facilitar a acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que as pessoas surdas possam contactar de uma forma mais direta e autónoma a Câmara Municipal de vila do Conde, e que a sua chamada seja encaminhada para o serviço pretendido, tal como acontece no caso das pessoas ouvintes.

Este projeto permite à comunidade surda poder contactar qualquer serviço dos 17 municípios que integram o território metropolitano: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feria, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Ainda no âmbito projeto «Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP», a comunidade surda terá também acesso a informação específica do município, através da disponibilização de conteúdos e vídeos em Língua Gestual Portuguesa, na página do Portal do Cidadão Surdo.

Para informações mais detalhadas consultar: www.portaldocidadaosurdo.pt 

Atendimento à pessoa surda
Como a pessoa surda contacta o Parceiro pelo Serviin

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Chamada telefónica

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Presencial

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4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
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