Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Tapetes de Flores - Procissão de Corpo de Deus

  • imagem
  • imagem

Vila do Conde espera por si no dia de Corpo de Deus (15 de junho) para partilhar consigo uma das tradições mais marcantes do concelho e das suas gentes.

Os Tapetes de Flores são um acontecimento invulgar, fruto de um grande esforço da comunidade, que reforça a identidade de Vila do Conde no país e no mundo. Venha a Vila do Conde e deixe-se envolver por um colorido inesquecível e por um aroma fresco que irão despertar em si sensações únicas!

imagem

 

Mas desengane-se se pensa que tudo isto surge da noite para o dia. São semanas e semanas de muito trabalho até ao dia de Corpo de Deus.

Moradores do velho burgo e voluntários desfolham toneladas de flores, numa árdua tarefa que só acaba no dia do Corpo de Deus. Folha a folha, pétala a pétala, aos poucos se vão enchendo as caixas de papelão onde se conservam o bucho, o funcho e os pampilhos, os primeiros a serem desfolhados. Aos verdes vão depois juntar-se os pampilhos amarelos e não tarda muito chegam as rosas e as granjas, que por causa da conservação, são as últimas a serem desbulhadas.

E a par de tudo isto, há aqueles que se dedicam à conceção das formas, desenhando os motivos e construindo o que dará forma aos tapetes. Os desenhos são guardados em segredo até à véspera do Corpo de Deus.

 

E eis que nesse dia, por volta das 22 horas, a arte sai finalmente à rua. As equipas de cada uma das ruas reúnem-se, organizam-se e começam a preencher as formas. Ao longo da noite, os cerca de 3 quilómetros de tapetes começam a ganhar forma e a dar cor e brilho às ruas que aguardam, ansiosas, pelo resultado final. Nesta noite já um mar de gente percorre as várias ruas para ver a composição dos tapetes.

imagem

 

Quando a cidade acorda, já as ruas do núcleo histórico e zona ribeirinha estão cobertas com milhares de flores, que se complementam entre si.

O resultado é simplesmente extraordinário. Um cenário único de rara beleza!

Venha daí. Estamos à sua espera!

 

Itinerário_da_Procissão

imagem

 

E porque não ficar por cá mais uns dias?

Venha mais cedo e testemunhe todas os preparativos para este grande dia. Participe na desfolhada de uma das ruas do núcleo antigo e sinta o espírito deste grande evento.

Nesta altura, para além dos Tapetes de Flores, Vila do Conde está a festejar o seu Padroeiro, S. João. Aproveite e assista a concertos de grandes nomes da música portuguesa, a eventos tradicionais como os Mastros representativos das freguesias de Vila do Conde e o Desfile das Mordomas, não esquecendo de saborear a típica sardinha assada.

 

 

 

Se preferir desfrute da natureza passeando nos passadiços que percorrem a longa extensão de praias do concelho ou visite o riquíssimo património e os vários núcleos museológicos da cidade como o Museu das Rendas de Bilros, local onde poderá admirar a maior Renda de Bilros do mundo.

Como vê são muitas as opções. Aqui ficam as nossas sugestões para uma estadia memorável:

Sugestões_e_mapa_da_cidade_-_suggestions_and_city_map

Informações_e_contactos

Programa_de_S._João

Information

S.João_Festivities_2017

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação