Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Casa Antero de Quental


A Casa Antero de Quental,  imóvel adquirido e restaurado pela Câmara Municipal, inaugurada em 2013, serviu de residência ao escritor entre os anos de 1881 e 1891, tendo sido a sua última residência no Continente. Durante a sua permanência em Vila do Conde, escreveu uma parte significativa da sua obra, mercê do ambiente calmo, bucólico e inspirador que a nossa terra lhe proporcionou.
 
Este equipamento tem como objetivo recolher e divulgar informação sobre Antero de Quental e a geração cultural de que foi líder: a Geração de 70. A este grupo pertenceram nomes de criadores portugueses  em cuja biografia Vila do Conde se inscreve: Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Guerra Junqueiro, Augusto Soromenho, entre outros. Estes pensadores e homens de letras influenciaram toda a cultura do século XX português  e continuam ainda,  no século XXI,  a servir de referência a filósofos, escritores e ideólogos e,  por isso,  pretende-se que este seja um polo vivo da cultura portuguesa.

A Casa acolherá também o Centro de Estudos Anterianos, associação criada em 1994, sendo sócios fundadores e membros dos Corpos Gerentes,  Dr. Guilherme d´Oliveira Martins e Drª Ana Maria Almeida Martins. A casa oferece ainda uma pequena sala de trabalho para estudiosos que permitirá,  a breve trecho,  consultar documentos em papel disponíveis na Biblioteca.

Estão patentes duas exposições:
Antero de Quental em Vila do Conde
Vila do Conde e a Geração de 70

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação