Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

LIPOR

Lipor 1 720 2500

A crescente escassez de recursos naturais, resultante da intensificação da procura de bens materiais e de um modelo económico linear, constitui um premente desafio para a sociedade e, em particular, para o setor empresarial.

O desenvolvimento de estratégias e tecnologias com base em critérios de sustentabilidade, nomeadamente através do reaproveitamento de materiais do ciclo produtivo, representa uma oportunidade para o desenvolvimento de um novo paradigma empresarial.

Neste contexto se enquadra o setor dos resíduos onde o mesmo produto, considerado como resíduo por uma entidade pode, por outra, ter o potencial de comercialização por inúmeras vezes, multiplicando a geração de receitas. Nesta concretização, existem ferramentas empresariais, como a investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), eco design e estratégias colaborativas, às quais é possível recorrer.

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Urbanos (RU) produzidos nos 8 municípios que a constituem, nomeadamente Vila do Conde, Valongo, Póvoa de Varzim, Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia e Espinho.
Esta associação de municípios, sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, assegura o adequado tratamento e valorização de cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos por ano. Para o efeito desenvolveu uma estratégia integrada de gestão, a qual se baseia em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, completadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Em termos de estratégia corporativa a LIPOR pretende consolidar-se como uma Organização Sustentável e de referência nacional e internacional na área de gestão de resíduos. Nesta estratégia, representando o compromisso com um projeto empresarial responsável, a LIPOR está profundamente envolvida com a temática da Economia Circular.

Nesse sentido a LIPOR foi a entidade promotora do Cluster dos Resíduos, sob a denominação SMART WASTE PORTUGAL (SWP), juridicamente uma Associação de direito privado. O objetivo é a criação de uma plataforma de âmbito nacional, que potencie o resíduo como um recurso, que atue em toda a cadeia de valor do Setor, que promova a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação, e que potencie e incentive a cooperação entre as diversas entidades, públicas e privadas, nacionais e não nacionais.

Pretende-se que o SWP se constitua como um polo aglutinador e agregador de interesses, numa perspetiva focada no “business”, e que terá como principais atribuições:

  • Contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da área dos resíduos;
  • Fomentar no Setor dos Resíduos a investigação e a troca constante de ideias, experiências e projetos;
  • Dinamizar ações que valorizem a cooperação entre as entidades com atuação no Setor dos Resíduos;
  • Estabelecer contactos preferenciais com universidades, empresas, institutos de investigação e outros organismos, públicos ou privados, e com associações congéneres, nacionais, estrangeiras e internacionais, tendo em vista a prossecução do objeto e missão do SWP;
  • Promover e apoiar atividades e projetos que contribuam para a prossecução do objeto do SWP e, por reflexo, dos seus Associados.

No cenário atual de profunda crise (social, económica e ambiental), a criação de empresas que atuem na base da economia circular constitui uma oportunidade de negócios, reduzindo a exposição a riscos, potenciando a criação de valor, maximizando a eficiência de recursos e aumentando a vantagem competitiva.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação