Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Museu das Rendas de Bilros

Instalado em 1991 na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, e com o intuito de salvaguardar as tradições e o património móvel deste concelho, o núcleo museológico veio criar uma dinâmica em torno das Rendas de Bilros, nomeadamente quanto à sua promoção e divulgação.

Tendo por missão Conhecer o Passado / Preparar o Futuro, estuda a tradição das Rendas de Bilros em Vila do Conde, no país e no Mundo, procurando implementar ainda novas soluções para alargar as possibilidades de escoamento das Rendas de Bilros, potenciando uma maior produção e garantindo o futuro desta técnica artesanal, um dos principais ex-libris de Vila do Conde.

A coleção é composta por todo o tipo de instrumentos e materiais utilizados na produção das Rendas de Bilros, dela fazendo parte belos exemplares de Rendas de Bilros, desenhos, piques  e documentos vários. Merece ainda referência a coleção de bilros e almofadas estrangeiras, testemunho dos sucessivos contactos com centros produtores além-fronteiras.

A exposição permanente para além de apresentar a tradicional renda vilacondense, expõe, simultaneamente, várias rendas contemporâneas, fruto de um conjunto de atividades desenvolvidas com outros centros produtores de rendas na Europa, bem como de inúmeros trabalhos concebidos por estilistas nacionais.
A presença de Rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram aos visitantes a sua perícia na arte de bem dedilhar os bilros, e a existência de uma Escola que se dedica ao ensino da técnica, garantindo a sua continuidade, constituem particular motivo de interesse do único Museu de Rendas de Bilros em Portugal.

A Escola, aqui sediada, propriedade da Câmara Municipal de Vila do Conde, tem por objetivo principal assegurar a continuidade da tradição das Rendas de Bilros, funcionando em estreita articulação com a Associação de Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.  

Contactos
Rua de S. Bento, 70
4480-781 Vila do Conde
Telefone: 252 248 468 (marcações)
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt 
Horário de Funcionamento: terça a domingo - 10h00 às 18h00

Bilheteira

Escola de Rendas de Bilros
Horário de Funcionamento
Durante o período letivo: terça a sexta  09h30 - 12h00 / 14h00 -  18h00
Durante as férias letivas: segunda a sexta  09h30 - 12h00 / 14h00 -  18h00

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação