Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Educação Ambiental

É de opinião consensual que o modelo de desenvolvimento económico seguido pela civilização ocidental, nos últimos séculos, e ao qual habitualmente se atribui a razão da prosperidade, riqueza e bem-estar, é insustentável, o que de resto é confirmado pelos mais recentes estudos que demonstram, claramente, que está a exceder-se a capacidade de suporte do Planeta, quer para suprir os bens e serviços considerados necessários, quer para absorver a poluição gerada. Desta forma, o desafio que se coloca é grande, pois dever-se-á encontrar soluções no sentido de não comprometer a qualidade de vida, presente e das gerações 

futuras, bem como o futuro do próprio Planeta.

No espírito da Carta de Belgrado, a formação de uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, que tenha conhecimentos, motivações e sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar, individual e coletivamente, na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se apresentem de novo, terá mais poder para promover a emergência de um novo modelo de desenvolvimento económico e social.

Neste contexto, a Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve contribuir, na perspetiva da Autarquia, para a criação de uma sociedade mais solidária, mais justa, mais humana, mais culta e, acima de tudo, mais realizada moral e intelectualmente. Nesse caminho, que exige naturalmente criatividade, liderança, coragem, haverá, certamente, um crescendo de importância com a educação e com o ambiente, no seu sentido mais lato, promovendo políticas de proteção e conservação da natureza, considerando-se as espécies vivas como património da humanidade.

Considerando a Educação Ambiental uma ferramenta essencial, no caminho para a sustentabilidade, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar, promover e desenvolver diversos projetos, alguns inovadores e de reconhecido mérito, que têm granjeado reconhecimentos a nível nacional. É o caso da menção honrosa atribuída ao projeto “Educação Ambiental - um Projeto de Cidadania”, no âmbito do Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Local.

Esse trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, através dos Serviços de Qualidade Ambiental, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável, abrange diversos públicos-alvo, com particular destaque para a comunidade escolar, dada a maior facilidade de moldar comportamentos e atitudes e a importância do reforço das temáticas ambientais no ensino formal.

No início do ano letivo, com o apoio da LIPOR e de diversas Organizações Governamentais, é apresentado às Escolas, um Plano de Educação Ambiental que serve de referência aos diversos projetos e atividades a desenvolver. Nesse contexto, têm vindo a ser promovidas temáticas ambientais tão diversas como: Natureza e Biodiversidade, Água, Resíduos, Ruído, Ar, Alterações Climáticas e Energia.

Para além do Plano apresentado, a Câmara Municipal tem procurado corresponder da melhor forma, às mais diversas solicitações, nessa área, que, ao longo de todo o ano letivo, nos são dirigidas.

Os Serviços de Qualidade Ambiental têm participado intensamente, desde 2006, em diversos projetos escolares, dos quais se destaca o programa Eco Escolas. No âmbito desse projeto, que pretende, entre outros objetivos, melhorar o desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade, têm vindo a ser desenvolvidas ideias e programas relacionados com a implementação da Agenda 21 Escolar, a reativação/implementação da compostagem, das hortas pedagógicas, da melhoria da eficiência energética e da utilização de energias renováveis, da racionalização e reaproveitamento/reutilização da água, melhoria dos sistemas de gestão de resíduos, entre outros.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação