Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica do Mindelo

O litoral sul do concelho de Vila do Conde possui um variado conjunto de valores de ordem biológica e paisagística, sendo de destacar a existência de um interessante e original mosaico de habitats - cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, que se desenvolvem ao longo de uma linha de costa com 8,5 km de extensão.


Trata -se de uma área de grande valor histórico e simbólico pelo seu pioneirismo da conservação da natureza. A Reserva Ornitológica de Mindelo, ligada à figura de Santos Júnior, Professor Catedrático da Universidade do Porto, foi a primeira área protegida criada em Portugal.

A Câmara Municipal, prosseguindo a sua estratégia de desenvolvimento sustentável, em conjunto com a Junta Metropolitana do Porto, desenvolveu todas as diligências no sentido da classificação do litoral sul do concelho de Vila do Conde como área protegida de âmbito regional.

Tal classificação, oficializada através de deliberação da Assembleia Metropolitana do Porto -Aviso n.º17821/2009, de 12 Outubro, DR 2.ª série, tem por efeito possibilitar a adoção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade biológica e do carácter da paisagem e o atenuar de certas dissonâncias ambientais e estéticas.

Documentos de interesse

Regulamento Metropolitano da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Roteiro de Turismo Natureza –“Observação de Aves”
Biodiversidade - Guia temático

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação