Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Pegada ecológica

Todos os seres vivos à face da Terra necessitam, para satisfação das suas necessidades de consumo, de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo. E nós, seres humanos, não somos exceção.
 
A nossa sobrevivência e qualidade de vida depende da capacidade do nosso Planeta, através dos seus sistemas naturais, nos fornecer alimentos, água, energia, matérias-primas e absorver os resíduos que produzimos.

O crescimento da população mundial e o aumento dos níveis de consumo tem colocado, em especial nas últimas décadas, uma pressão muito elevada sobre os recursos existentes. Neste contexto, no sentido de avaliar em que medida o Planeta Terra tem capacidade para corresponder às exigências de consumo da sociedade, foi criado um indicador designado por Pegada Ecológica. Este representa a área de terreno biologicamente produtivo* necessário para sustentar o nível de vida atual da população. É a área para:

- suportar os níveis de consumo de recursos e;
- para absorver os resíduos produzidos.

O nosso estilo de vida, refletido nas nossas opções de consumo e de mobilidade, no tipo de alimentação e na quantidade de resíduos produzidos, determina a dimensão do nosso impacto no ambiente.
Enquanto cidadãos responsáveis, é importante que procuremos adoptar, no dia-a-dia, comportamentos que reduzam a nossa Pegada Ecológica. 

Calcule a sua Pegada Ecológica:


http://www.myfootprint.org/
http://footprint.wwf.org.uk/
http://www.pegadaecologica.org.br/ (em actualização)

*Considera-se que o terreno biologicamente produtivo é constituído por solos férteis, isto é, que permitem o desenvolvimento de plantas, e pelas águas que permitem o desenvolvimento dos seres vivos aquáticos.

Saber mais
O conceito de Pegada Ecológica foi usado pela primeira vez por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel, no início da década de 1990.
 
O objectivo subjacente ao desenvolvimento do conceito foi criar uma ferramenta de avaliação que, o mais rigorosamente possível, permitisse determinar o impacto do nosso estilo de vida no ambiente.

A Pegada Ecológica, por factores que se prendem com incertezas e dificuldades de contabilização, constitui uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta. Nesse sentido é possível termos uma noção se, como indivíduos, comunidades, países ou continentes, estamos a viver dentro ou fora das capacidades físicas da Terra.

No conceito de Pegada Ecológica está implícita a ideia de que partilhamos o Planeta com outros seres vivos e temos, como princípio ético, um compromisso geracional: de transmitirmos às próximas gerações um planeta com, pelo menos, tantos recursos como os que dispomos actualmente.

Vídeos
A menina que calou o mundo

Links
Pegada Ecológica – site da Educação

Pegada Ecológica - WWF

Pegada Ecológica - LIPOR

Global Footprint Network

Ecological Footprint - EEA

Water Footprint

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação