Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Programa Rumo Seguro

Programa-Rumo-Seguro

A Câmara Municipal de Vila do Conde, associa-se ao Programa Rumo Seguro®, direcionado para a doença de Alzheimer e, em particular, para uma das consequências a ela associada - o facto de a pessoa portadora de Doença de Alzheimer poder, em qualquer momento, perder a noção do espaço.

As pessoas portadoras desta doença, ou outras formas de demência, podem ausentar-se repentinamente de casa e perderem-se. A prevalência deste tipo de situações tende a aumentar à medida que se assiste a um envelhecimento da população.

O Programa Rumo Seguro® foi desenvolvido pela AMAZE em parceria com a Alzheimer Portugal – Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – com o objetivo de ajudar os Cuidadores nesta situação muito frequente e recorrente em pessoas portadoras da Doença de Alzheimer.

O comportamento de deambulação resulta de uma atividade motora inconsciente, que leva a pessoa portadora da Doença de Alzheimer a afastar-se do seu ambiente seguro e que poderá contribuir, inclusive, para colocar a sua vida em perigo.

O Programa Rumo Seguro® permite, de uma forma rápida e segura, o reencontro da pessoa portadora da Doença de Alzheimer com o seu Cuidador.

Através da utilização pelo doente, de uma pulseira ou colar com medalha, onde consta por codificação, a identificação do cuidador, registada em base de dados na referida empresa, é possível, em situação de deambulação do doente, aquele ser rapidamente contactado através do nº verde 808 10 12 12 e assim ser informado sobre a localização do doente. Este programa preserva a privacidade do doente e a sua segurança, pois envolve a participação da PSP, GNR, INEM, Bombeiros (serviços que confirmam o código de identificação à Amaze e local onde o cuidador vai encontrar o doente).

No âmbito desta parceria, a Câmara Municipal de Vila do Conde possibilita a todos os munícipes do Concelho que sejam Cuidadores de pessoas portadoras da Doença de Alzheimer, acederem ao Programa Rumo Seguro® em condições especiais, isto é, com redução de 20% do preço de adesão.

Atualmente estima-se que em Portugal mais de 70.000 pessoas sofram de Doença de Alzheimer. De acordo com a Alzheimer’s Association, cerca de sessenta por cento dos doentes com demência, nomeadamente Alzheimer, tendem a ausentar-se repentinamente de casa e a vaguear sem rumo certo.

Face a esta realidade a Autarquia encara a adesão a este Programa, como uma mais-valia para os Munícipes que se debatem com esta doença e suas famílias. 
 

  • Mais informações em:

website: www.rumoseguro.pt
website: www.alzheimerportugal.org
Telefone: 808 10 12 12 (nº verde)

Câmara Municipal de Vila do Conde - Divisão de Ação Social
Telefone: 252 248 400

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação