Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Museu de Vila do Conde


Em 1979, na Casa de S. Sebastião, atual Centro de Memória, é criada uma exposição, com peças cedidas temporariamente, potenciadora da coleção do Museu de Vila do Conde, nomeadamente no que se refere à musealização da Construção Naval de Madeira. Era dado o primeiro passo para a criação de uma estrutura museológica concelhia. Passados 29 anos, e resultante de um projeto de regeneração do edifício existente e da criação de dois novos corpos, duplicando, desta forma, a área inicial, a Casa de S. Sebastião abre as suas portas ao público, reunindo no mesmo espaço as valências do Arquivo Municipal, do Gabinete Municipal de Arqueologia e do tão desejado núcleo central do Museu de Vila do Conde.

O referido imóvel que, desde há um século, significa uma centralidade na cultura do nosso concelho, primeiro pela mão do teatrólogo Jorge Faria, depois pela intervenção municipal, que ali instalou a antiga Biblioteca e parte do Arquivo Municipal, continua a assumir, de forma inquestionável, lugar de destaque no panorama cultural local, regional e nacional.

No núcleo central do Museu de Vila do Conde estão reunidas as condições inerentes à boa prática museológica, estando devidamente identificados os espaços sociais, assim como técnicos, nomeadamente amplas reservas e laboratório de conservação e restauro, permitindo, igualmente, garantir o apoio técnico aos restantes núcleos museológicos, designadamente aos núcleos Alfândega Régia – Museu de Construção Naval (inaugurado em 2001), Nau Quinhentista (inaugurado em 2007), Museu das Rendas de Bilros (inaugurado em 1991) e Casa de José Régio (inaugurado em 1975), bem como aos museus de outras tutelas existentes no concelho - Museu dos Bombeiros, Museu das Cinzas, Museu da Cooperativa Agrícola, Núcleo Museológico de Vilar da Fundação PT, Museu de Arte Sacra - os quais, desde 2000, estão ligados por um protocolo de cooperação que se traduziu na criação da Rede de Museus do Concelho de Vila do Conde.

Complementarmente, a 18 de Maio de 2013, é inaugurada a exposição permanente do núcleo central, “Vila do Conde: Tempo e Território”, dedicada à memória do território de Vila do Conde. É um espaço de diálogo, de sensações e de emoções que motivam a reflexão sobre os processos e as relações históricas e socioculturais que ao longo de milhares de anos construíram a identidade de Vila do Conde, contribuindo para a construção de uma imagem real do passado, presente e futuro de Vila do Conde. São 19 salas sobre o concelho de Vila do Conde, as suas origens, as suas gentes, os seus ambientes, que remetem para uma viagem, com início há cerca de 200 mil anos, percorrendo um conjunto de períodos determinantes na constituição da identidade de Vila do Conde.

Contactos
Largo de S. Sebastião
4480-706 Vila do Conde.
Telefone: 252 248 468 (marcações)
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt 

Horário de funcionamento:
Terça a domingo: 10h00/18h00

Peça do Mês
“A primitiva função atribuída ao museu foi a de guardar e mostrar objetos de significado histórico ou, como tal, tornados simbólicos de uma época ou de uma cultura. Este objetivo pressupunha, por um lado, uma atitude passiva da instituição e a continuidade da sua proposta inicial sem mudanças nem interrogações e, por outro, um distanciamento do público face ao objeto mitificado num espaço em que tudo tende a sacralizar-se em nome da História.[…]"

ROQUE, Maria Isabel Rocha, Lisboa, 1990, A Comunicação no Museu - Dissertação Final do Curso de Pós Graduação em Museologia e Património Artístico, Lisboa, Universidade Lusíada de Lisboa.
 

Os museus nasceram, cresceram e evoluíram, procurando dar respostas cada vez mais adequadas aos seus públicos.
Com este projeto pretendemos, num local improvável, dar a conhecer, todos os meses, algumas das peças pertencentes aos diferentes espólios dos núcleos museológicos do Museu de Vila do Conde, suscitando o interesse pela sua visita, enquanto espaços de fruição de informação, cultura e lazer.

Museu de Vila do Conde
Núcleo Central do Museu de Vila do Conde- Centro de Memória
Alfândega Régia - Museu de Construção Naval
Nau Quinhentista
Casa de José Régio
Museu das Rendas de Bilros

 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação