Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Centro de Ciência Viva

  • O Edifício

    O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está instalado no edifício da antiga Cadeia Civil. Este edifício tem a configuração geométrica de um dodecágono e contém um pátio interior encimado com uma claraboia em vidro. Esta antiga cadeia cessou as suas funções nos anos 70. Em Março de 2002, abriu de novo as suas portas desta vez como Centro Ciência Viva. O Centro tem como destinatários principais a comunidade escolar, investigadores, para além do público em geral.

    São objetivos do Ciência Viva:

    • Contribuir para um aumento da literacia científica da população em geral, ensinando mais e melhor ciência num contexto lúdico e de lazer;
    • Promover ações de divulgação científica e tecnológica que visem, nomeadamente, o desenvolvimento da cultura científica e tecnológica junto da população em geral e, em
    • Particular, junto da comunidade escolar;
    • Proporcionar condições facilitadoras para uma aprendizagem significativa no Ensino Experimental das Ciências;
    • Demonstrar que muitos dos métodos e descobertas da Ciência são acessíveis ao cidadão comum.
  • Exposições Interativas

    A Água no Corpo Humano: o Sangue

    Sabia que a água constitui cerca de 70% do corpo humano e representa 90% do plasma sanguíneo? E que a quantidade total de sangue no Homem é cerca de 8% da massa corporal? O Centro apresenta uma exposição permanente sobre “a água no corpo humano: sangue”, que inclui vários módulos interativos onde são explorados conceitos de áreas do conhecimento tão diversas como a matemática, a física, a química ou a biologia.

    A Física no Dia - a Dia

    É uma exposição baseada na obra "A Física no dia-a-dia", de Rómulo de Carvalho, desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento. A exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia.

    mais informações: http://www.viladoconde.cienciaviva.pt/exposicao/

     

     

  • Laboratórios

    O Centro Ciência Viva de Vila do Conde desenvolve para cada ano letivo um conjunto diversificado de atividades que vão de encontro às necessidades curriculares dos docentes, de modo a complementar o seu trabalho realizado na sala de aula. Estas atividades podem ocorrer no Centro, na Escola ou no exterior.

    mais informações: http://www.viladoconde.cienciaviva.pt/Laborat%C3%B3rios/

  • Auditório

    Com capacidade para 60 pessoas, o auditório é um espaço destinado à realização de encontros, conferências, seminários, palestras, entre outros. Equipado com sistema de projeção (vídeo, CCD, datashow) é um espaço utilizado na visita regular ao Centro para o visionamento de um filme alusivo à Exposição Interativa.

  • Aquário

    Habitat de várias espécies animais da nossa costa, possui mais de 2000 litros de água salgada. Cumprimentar o cardume de robalos, os sargos, as tainhas, descobrir os peixes de fundo, acenar para as anémonas, observar o comportamento dos ouriços-do-mar, das estrelas ou dos caranguejos eremitas, é o desafio que se propõe…

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação