Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Estações de Medição


No Concelho de Vila do Conde existe uma estação de medição da qualidade do ar, localizada na Rua Via Circular, Freguesia de Mindelo, a qual começou a funcionar em Dezembro de 2009.

Essa estação, inserida na Aglomeração Porto Litoral, realiza a medição em contínuo dos seguintes poluentes:
• Óxidos de azoto (NOx);
• Ozono (O3);
• Partículas de dimensão inferior a 10 µm (PM10).

Por ser uma estação do tipo Suburbana de Fundo, foi localizada de forma a não estar sob a influência direta de qualquer fonte de emissão de poluentes atmosféricos (industria, tráfego, combustão residencial), de modo que os dados de qualidade do ar nela medidos são considerados representativos do nível de poluição a que a população, existente na periferia da aglomeração, está exposta

Saber mais

A avaliação da qualidade do ar é fundamental para evitar, prevenir ou reduzir os efeitos nocivos da poluição atmosférica para a saúde humana e para o ambiente.

Ao nível da Região Norte existe uma Rede de Monitorização da Qualidade do Ar (RMQA-RN), composta por 21 estacões distribuídos por 14 Concelhos: Porto, Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Valongo, Vila do Conde, Espinho, Paredes, Paços de Ferreira, Braga, Guimaraes, Santo Tirso, Vila Real e Viana do Castelo.

Essas estações estão equipadas com analisadores automáticos de medida da qualidade do ar. Algumas medem também parâmetros meteorológicos como velocidade e direção do vento, temperatura, radiação solar, precipitação e humidade relativa.
Os analisadores permitem a monitorização em contínuo de vários poluentes. Têm ainda a capacidade de calcular e armazenar as concentrações em médias de 15 minutos. Os dados são recolhidos diariamente, através de linhas telefónicas instaladas nas estações, por um computador existente na CCDR-N.

Os poluentes medidos são os seguintes: monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3), partículas em suspensão de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm (PM10), partículas de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 2,5 μm (PM2,5) e compostos orgânicos voláteis (BTX – Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno, Mpxileno e Oxileno).

Os dados obtidos são diariamente validados e enviados para o Qualar - a base de dados Nacional de qualidade do ar da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - onde são divulgados os índices de qualidade do ar diários e outros parâmetros estatísticos. Anualmente são elaborados relatórios de análise de qualidade do ar.

Links Úteis
Esta página fornece alguns links, que poderão ter interesse no âmbito do recurso ar. No entanto, a Câmara Municipal não se pode responsabilizar pelo rigor científico da informação, dado não ser a entidade gestora desses sites. Da mesma forma, qualquer hiperligação que daí resulte, não significa que a Câmara sugira ou recomende o correspondente site.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação