Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Eixo Atlântico

Cópia de eixo logo_2
 
Vila do Conde aderiu, em 2007, ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que integra várias cidades da Galiza e do Norte de Portugal e que tem como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.

A criação desta associação nasceu da necessidade de uma cooperação aprofundada entre as cidades do Porto e de Vigo, como forma de reforçar a sua posição perante a União Europeia tendo como objectivo obter mais apoios para projectos de desenvolvimento das suas cidades e regiões.
 
Em 1992, foi constituído, oficialmente, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que, rapidamente, se estendeu a mais de 30 cidades do Norte de Portugal e Galiza, a saber, A Coruña, Barcelos, Braga, Bragança, O Carballiño, Carballo, Chaves, Ferrol, Guimarães, Lalín, Lamego, Lugo, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Monforte de Lemos, O Barco de Valdeorras, Ourense, Penafiel, Peso de Régua, Pontevedra, Porto, Riveira, Santiago de Compostela, Sarria, Verín, Viana do Castelo, Vigo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vilagarcía de Arousa e Viveiro.

São membros apenas os concelhos que obedecem a rigorosos critérios relacionados com a sua população e localização estratégica, boas práticas ambientais, ordenamento do território, planos de desenvolvimento sustentável, redes viárias, património cultural e histórico, entre outros. Assim, a inclusão de Vila do Conde nesta importante associação reflecte o reconhecimento pelo trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido no Concelho. Desta forma, Vila do Conde está presente numa organização de acesso restrito, voz activa nas grandes decisões europeias, par das grandes cidades do Norte de Portugal e da Galiza. A participação do município de Vila do Conde nas comissões responsáveis pela definição do plano estratégico de desenvolvimento segue-se no período 2007-2013. De destacar a importância da Agência de Ecologia Urbana e as comissões do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Sustentável, Governo e Modernização Administrativa, Planeamento e Transportes, Turismo e Desporto, onde terão lugar os membros desta Euro-região, reconhecendo-se, assim, a qualidade de vida, bem como a importância estratégica de Vila do Conde no contexto do Noroeste Pensinsular.

www.eixoatlantico.org
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação