Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Praias

As praias de Vila do Conde, pela sua natureza, localização, infraestruturas, condições que oferecem para a prática de atividades e qualidade a nível paisagístico, constituem um destino de excelência para os milhares de pessoas que visitam o litoral do Concelho.

Através dos passadiços, que percorrem toda a costa, os visitantes poderão apreciar uma grande diversidade de valores naturais e culturais. Nomeadamente, entre outros, a diversidade de fauna e flora – com algumas espécies únicas, os extensos areais protegidos pelas dunas, a beleza, serena e discreta, das aldeias de pescadores, os afloramentos de depósitos marinhos e vestígios de um povoado da Idade do Ferro possuidor de grande beleza cénica e condições naturais razoavelmente preservadas.

Praias da cidade de Vila do Conde - Litoral a norte do rio Ave

As praias da cidade de Vila do Conde, integradas nas Zonas Balneares Frente Urbana Norte e Frente Urbana Sul, num total de 21 concessões balneares, disponibilizam aos banhistas apoios de praia que integram o serviço de bar com esplanada, sanitários diferenciados por sexo, sanitários para pessoas portadoras de deficiência, duche e posto de socorros.

Devido às tradicionais nortadas, características do litoral norte do país e que ocorrem durante a tarde com tendência para acalmia ao fim do dia, as concessões balneares disponibilizam as tradicionais barracas de sombra com o seu pano listado azul e branco ou verde e branco e que asseguram a proteção do vento e da exposição solar.

As praias das Frentes Urbanas apresentam um forte dispositivo de vigilância e a assistência aos banhistas, com equipamentos, viaturas e nadadores-salvadores. Para o efeito são afetados diversos meios de segurança e salvamento, antes, durante e após a época balnear - normalmente de 1 de abril a 31 de outubro, nomeadamente uma viatura todo terreno equipada com DAE (Desfibrilhador Automático Externo), Mala de Oxigeno Terapia e Mala Diferenciada de Primeiros Socorros, com nadador salvador e enfermeiro, Moto 4x4 Goes” e uma moto de água, configuradas e equipadas para o salvamento marítimo, com nadadores salvadores.

Integram a Frente Urbana Norte as seguintes praias (sentido N – S): Praia dos Barcos; Praia Mar e Sol; Praia Luzimar; Praia Pôr-do-sol Norte; Praia Pôr-do-sol Sul e Praia das Caxinas.

Integram a Frente Urbana Sul as seguintes praias (sentido N – S): Praia Olinda; Praia do Turismo; Praia Azul; Praia da Ladeira; Praia do Forno e Praia Sr.ª da Guia.

Praias das Freguesias – Litoral a sul do Rio Ave

O litoral sul de Vila do Conde congrega, de forma absolutamente harmoniosa, a componente rural com a componente praia e lazer. As freguesias do litoral de Vila do Conde, tradicionalmente rurais, considerando que as explorações agropecuárias e as atividades que lhes estão associadas fazem parte da bacia leiteira do Douro – Minho, e o cultivo dos campos formando mosaicos agrícolas irradiando verde, complementam a beleza das cores predominantes da areia, do sol e do mar.

A beleza natural envolvente, a segurança das suas praias, designadamente as praias de Vila Chã e Labruge, pela configuração da costa e a presença de penedio, cria excelentes condições para a prática de banhos pelos mais novos.

Todas as concessões balneares disponibilizam aos banhistas o apoio de praia com serviço de bar e esplanada, sanitários, assistência e vigilância aos banhistas, com a presença do nadador-salvador e respetivo posto de praia.

A generalidade das praias, muito ricas em iodo, disponibiliza, também, as tradicionais barracas de sombra. Contudo, a Praia de Moreiró, por se encontrar num local de beleza natural ímpar, com a proximidade de um castro – O Castro de Sampaio, um pequeno povoado da idade do ferro considerado o único castro marítimo da parte portuguesa do noroeste peninsular, e toda a zona de penedos e rochas circundantes, não instala barracas de sombra, disponibilizando o serviço de bar com esplanada, sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiência, posto de socorros e vigilância e assistência aos banhistas.

Ao longo de todo o litoral sul, o acesso às praias é feito através de passadiços de madeira sobrelevados e, em longos troços, podemos realizar passeios em passadiços implantados paralelamente à linha de costa, que ligam Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge.

A beleza natural envolvente, a segurança das suas praias, designadamente as praias de Vila Chã e Labruge, pela configuração da costa e a presença de penedio, cria excelentes condições para a prática de banhos pelos mais novos.

Todas as concessões balneares disponibilizam aos banhistas o apoio de praia com serviço de bar e esplanada, sanitários e assistência e vigilância aos banhistas, com a presença do nadador-salvador e respetivo posto de praia.

A generalidade das praias, muito ricas em iodo, disponibiliza, também, as tradicionais barracas de sombra. Contudo, a Praia de Moreiró, por se encontrar num local de beleza natural ímpar, com a proximidade de um castro – O Castro de Sampaio – pequeno povoado da idade do ferro, considerado o único castro marítimo da parte portuguesa do noroeste peninsular, e toda a zona de penedos e rochas circundantes, não instala barracas de sombra, disponibilizando o serviço de bar com esplanada, sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiência, posto de socorros e vigilância e assistência aos banhistas.

Ao longo de todo o litoral sul, o acesso às praias é feito através de passadiços de madeira sobrelevados e, em longos troços, podemos realizar passeios em passadiços implantados, paralelamente, à linha de costa, designadamente em Mindelo, Vila Chã, Moreiró e Castro de S. Paio.

Praias acessíveis

Com a preocupação de permitir que possam ser usufruídas por todos, o Município tem vindo a criar condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada. Desde 2006, data em que recebeu o primeiro galardão de Praia Acessível, com a Praia do Turismo, outras se tem seguido.

A atribuição de bandeira de Praia Acessível traduz a possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade condicionada, ao bar, aos sanitários devidamente adaptados, às barracas de sombra, à linha de água através de uma passadeira articulada e a tomar banho, utilizando para o efeito a cadeira anfíbia (tiraló), aí existente e contando com a colaboração de pessoal indicado para esse propósito.

A criação de estacionamento regularizado próximo para viaturas de pessoas portadoras de deficiência é também um dos critérios imperativos existente.

Presentemente as praias com galardão de Praia Acessível são:

Praia do Turismo (Vila do Conde)
Praia Sr.a da Guia (Vila do Conde)
Praia de Labruge
Praia de Moreiró – Castro de S. Paio (Labruge)
Praia de Mindelo

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação